6 anos após promessa, creche no Saint Moritz em Taboão é inaugurada sábado (11)

Especial para o VERBO ONLINE

RÔMULO FERREIRA
Reportagem do VERBO ONLINE, em Taboão da Serra

A creche do Jardim Saint Moritz, a EMI (Escola Municipal Infantil) Luca, em Taboão da Serra, será inaugurada neste sábado (11), às 10h, para atender 224 alunos de 0 a 6 anos – a unidade de ensino terá, em média, 28 estudantes por sala, segundo a prefeitura. As obras no terreno, na rua Frei Damião, 106, foram iniciadas em abril do ano passado, mas devido às fortes chuvas do começo do ano tiveram o cronograma alterado, de acordo com a Secretaria de Obras.

EMI no Jardim Saint Moritz, na periferia de Taboão da Serra
EMI Luca, no Jardim Saint Moritz, na periferia de Taboão da Serra, que atenderá 224 crianças de zero a 6 anos

“Com a entrega da EMI Luca vamos atender uma demanda muito grande do bairro que precisava de uma escola com essa infraestrutura. A escola vai contar com berçários, fraldários, lactários, salas de atividades e refeitórios. Estamos seguindo os mesmos moldes das EMIs Jurema, Cuca e Aninha, construídas no nosso governo e que geraram outras 810 vagas. É um avanço muito grande para educação do nosso município”, disse o prefeito Fernando Fernandes (PSDB).

Só que a creche-escola demorou a sair do papel, seis anos – prometida na campanha em 2012 pelo atual prefeito. Em agosto daquele ano, em corpo a corpo com eleitores no Jardim Trianon, Fernando disse que “hoje, no mínimo, para minimizar o problema, temos que construir cinco grandes creches espalhadas na cidade”, com gestão da prefeitura. Em julho de 2013, o prefeito assinou convênio com o governo do Estado para construir quatro creches – e não cinco.

Em maio de 2015, na inauguração da EMI Jurema, no Parque Pinheiros, Fernando anunciou a construção das quatro creches até 2016. Na ocasião, ele disse que uma seria a do Saint Moritz – as outras eram do Parque Monte Alegre, Jardim Clementino e Jardim Record, esta a única que foi construída. Na inauguração do Bom Prato, em maio do ano passado, o governador Geraldo Alckmin (PSDB), em Taboão, assinou convênio, enfim, para a creche no Saint Moritz.

No ato do restaurante popular, Alckmin e Fernando anunciaram, porém, que a creche seria para 150 crianças de 0 a 3 anos – obra de R$ 1,8 milhão, recurso do Fundo para o Desenvolvimento da Educação -, e não para mais de 200 vagas. Procurado, o governo Fernando não confirmou o custo. A creche foi construída em área de 813 m² em bairro onde a demanda é muito grande. Muitas mães se queixavam de que não tinham onde deixar os filhos enquanto trabalhavam.

O nome da creche, personagem da Turma da Mônica, foi escolhido por meio de enquete realizada pela Secretaria Municipal de Educação. No total, foram 381 votos, sendo que Luca recebeu 227. Os outros dois personagens, Bloguinho e Rei Leonino, receberam 89 e 65 votos, respectivamente. Luca é um garoto cadeirante que tem muita disposição para brincar com a turminha, independente de ser paraplégico – apenas um detalhe para ele e os amigos dos quadrinhos.

SERVIÇO
Inauguração da EMI (creche-escola) Luca
Neste sábado (11), às 10h, na rua Frei Damião, 106, Jardim Saint Moritz, em Taboão da Serra, SP

> Compartilhe pela fanpage do VERBO ONLINE

comentários

>