Taboão goleia Minas Icesp (DF) e joga pelo empate para ir à final da Copa do Brasil

Especial para o VERBO ONLINE

ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, no Pirajuçara, em Taboão da Serra

As meninas do Taboão da Serra golearam o Minas Icesp Brasília (DF) por 4 a 0 no primeiro jogo de uma das semifinais da Copa do Brasil de Futsal Feminino, na noite de sexta-feira (3), em casa, no ginásio Zé do Feijão (Pirajuçara), em Taboão. O time joga a segunda partida pelo empate para ir à final, daqui a duas semanas, no dia 17, na capital federal. Em caso de derrota, a equipe taboanense ainda precisará de apenas um empate na prorrogação para decidir o título.

Luana, que fez 2 gols, e Natalinha, que fechou a goleada do Taboão,
Luana, que fez 2, e Natalinha, que fechou goleada, brigam pela bola nos 4 a 0 de Taboão sobre time de Brasília

Apesar da goleada, o jogo foi “pegado”, mas o Taboão foi sempre superior e teve visível poderio ofensivo. Na etapa inicial, quando marcou um gol, as anfitriãs perderam chances claras, e a goleira Letícia fez grandes defesas. Porém, o confronto foi também muito truncado, com muitas faltas, o que foi decisivo, quando Minas cometeu a sexta infração. Com Kris, a arqueira titular do Minas no gol, Luana encheu o pé no tiro livre de 10 metros e fez 1 a 0, aos 16 min48s.

No segundo tempo, com o Minas não só preocupado em se defender ao estar atrás no placar, o Taboão, com paciência, minou a resistência adversária e construiu a goleada. Após rápida reposição de Marielle – que saiu do gol várias vezes para receber passes na saída de bola -, Luana, pela direita, evitou marcadora, tocou pelo alto para Susana, recebeu de volta da capitã e na entrada da área tocou rasteiro na saída da goleira para fazer 2 a 0, o segundo dela, aos 4 min45s.

O terceiro gol veio logo em seguida. Aos 5 min22s, após cobrança de lateral pela direita, Susana dominou e já girou para tocar no canto direito – e no contrapé – da goleira. A capitã comemorou com um “mergulho” na quadra. O Minas foi para o tudo ou nada e pôs a goleira-linha, mas deu errado. O visitante pressionou no ataque, mas perdeu a bola, sem goleira na meta. Natalinha pegou a sobra e chutou quase da própria área para o gol vazio: 4 a 0, aos 13 min41s.

A fixa Rayane “Robinha” atribuiu a derrota a desatenção do time. “No primeiro tempo tomamos um gol de bola parada. Para o segundo, o que o nosso técnico [Marcos Carvalho] mais pediu foi ter cabeça no lugar. Só que o time entrou desconcentrado, e no futebol se você entra assim, ainda mais contra uma equipe forte, toma mais gols. Mas quem viu o jogo, o 4 a 0 não diz nada, erramos quando não podíamos. Vamos consertar para o jogo de volta ser diferente”, disse.

A ala Luana, destaque do Taboão, disse que o time jogou mais consciente na etapa final. “A gente fez um bom jogo, treinou pra caramba porque sabia que ia ser pegado, de correr o tempo todo. No primeiro tempo, a gente fez o gol, mas tivemos outras chances que deveríamos ter feito. No segundo tempo, conseguimos trabalhar a bola e sair com a vitória”, disse. Atletas do Taboão reclamaram de deslealdade em algumas faltas – a partida chegou a ficar catimbada.

A técnica Cris Souza destacou as “atletas de seleção Luana e Marielle”, mas exaltou “o grupo”. “Conseguimos concretizar a vantagem, fizemos dois gols muito rápido, o segundo e o terceiro, isso desequilibrou [o Minas], e aproveitamos e tomamos conta do jogo. No primeiro tempo foi muita correria. No segundo tempo, a gente veio com a proposta de ficar mais com a bola, envolver a defesa adversária, para levar vantagem na troca de passes e construir a vitória”, analisou.

Cris disse que a “catimba”, com entradas duras para parar as habilidosas atletas do Taboão, “faz parte”. “É Copa do Brasil, é a cultura brasiliense e a cultura tricolor da serra com a nossa torcida, que gritou [“olé”] e isso mexeu com elas. Só segurei a Natalinha para não cair na provocação e ser expulsa”, disse. Em curso para ser técnico, Wellington Costa observou os treinos do Taboão e se impressionou. “Elas colocaram em prática o que treinaram. Cabia mais gols”, disse.

FICHA TÉCNICA
Taboão da Serra 4 x 0 Minas Icesp Brasília (DF) – Copa do Brasil de Futsal Feminino – 1º jogo da semifinal
> Gols – 2. Luana (Taboão da Serra) – 16’48/1º T / 2. Luana (Taboão da Serra) – 4’45/2º T / 9. Susana (Taboão da Serra) – 5’22/2º T / 13. Natalinha (Taboão da Serra) – 13’41/2º T

> Compartilhe pela fanpage do VERBO ONLINE

comentários

>