ALCEU LIMA
Especial para o VERBO ONLINE
O Brasil venceu o México por 2 a 0 e vai enfrentar a Bélgica nas quartas-de-final da Copa do Mundo na Rússia, na sexta-feira (6), às 15h (horário de Brasília), na arena Kazan – os belgas bateram o Japão por 3 a 2, em virada impressionante, ao marcar nos acréscimos após estar perdendo por 2 a 0, faturando a quarta vitória em quatro jogos (100%). Na arena Samara, a seleção brasileira avançou com gols de Neymar, no início do segundo tempo, e Firmino, nos minutos finais.
Apesar de dominar o jogo na etapa final e construir o placar da vitória, o Brasil teve uma partida dura nos primeiros 45 minutos. O México não esperou a seleção pentacampeã do mundo sair ao ataque, começou o confronto eliminatório pressionando, marcando os brasileiros na frente e dificultando a saída de bola. O sistema defensivo do time do técnico Tite, no entanto, teve uma exibição segura e, apesar dos 30 minutos de pressão, a bola mal chegou ao goleiro Alisson.
Se o time do técnico Juan Carlos Osorio começou o jogo mais ofensivo e perigoso, o duelo marcou o “despertar” do brasileiro Willian, que fazia uma Copa apagada até o final do primeiro tempo. Na segunda etapa, finalmente fez o que se esperava dele e mudou a história da partida. Com jogadas em velocidade pela direita e cortando para o meio, o ponta-esquerda abriu a defesa mexicana e participou do primeiro gol ao dar assistência para Neymar abrir o placar.
Neymar começou a jogada na entrada da área adversária, deu um toque de calcanhar para Willian, que entrou pela esquerda e cruzou rasteiro. O camisa 10 se jogou e empurrou a bola para o fundo do gol, logo aos 5 minutos. O Brasil quase ampliou aos 13. Paulino recebeu na entrada da área e bateu, mas Ochoa espalmou. Depois do gol, o Brasil melhorou no jogo e foi mais envolvente com Neymar e, principalmente, com Willian – que começava a se soltar no jogo.
Com o México no ataque, o Brasil esperava a chance para o contra-golpe. Aos 42, a seleção teve a oportunidade que queria. Em contra-ataque rápido, Neymar invadiu a área e cruzou rasteiro para Firmino, que havia acabado de entrar. O atacante só escorou para o fundo das redes para fazer a torcida respirar aliviada. O México volta para casa como sempre: nas oitavas de final, pela sétima vez seguida – apesar de ter surpreendido ao vencer a Alemanha na estreia.
FICHA TÉCNICA
BRASIL 2 x 0 MÉXICO
Copa do Mundo na Rússia – Arena Samara, em Samara, 2 de julho de 2018, às 11h (horário de Brasília)
Árbitro: Gianlucca Rocchi (Itália); Auxiliares: Elenito di Liberatore e Mauro Tonolini (ambos da Itália)
Brasil – Alisson; Fagner, Thiago Silva, Miranda, Filipe Luís; Casemiro, Paulinho (Fernandinho), Philippe Coutinho (Firmino); Willian (Marquinhos), Gabriel Jesus e Neymar – Téc.: Tite
Sérvia – Ochoa; Alvarez (Jonathan dos Santos), Salcedo, Hugo Ayala, Gallardo; Rafa Márquez (Layún), Herrera, Guardado, Vela, Lozano; Chicharito Hernández (Raúl Jiménez) – Téc.: Juan Carlos Osorio
Gols – Neymar (Brasil) – 5’/2ºT; Roberto Firmino (Brasil) – 43’/2ºT
> Compartilhe pela fanpage do VERBO ONLINE