Brasil peca nas finalizações, deixa jogo dramático e vence Costa Rica nos acréscimos

Especial para o VERBO ONLINE

ALCEU LIMA
Especial para o VERBO ONLINE

O Brasil conquistou a primeira vitória na Copa do Mundo na Rússia de forma dramática, apenas no fim do jogo, na manhã desta sexta-feira (22), no Krestovsky Stadium, em São Petersburgo. Com muito sofrimento, depois de passar 90 minutos sem conseguir furar a defesa da Costa Rica, a seleção só chegou aos gols nos acréscimos. Philippe Coutinho, o jogador mais regular da equipe, fez seu segundo gol no Mundial, decisivo, e Neymar fechou o placar: 2 a 0 para o Brasil.

Coutinho e Neymar se abraçam após
Coutinho e Neymar comemoram o primeiro gol, marcado pelo camisa 11, em jogo sofrido contra a Costa Rica

Diante da pressão e depois alívio com a vitória contra a seleção caribenha, depois de empate no primeiro jogo (1 a 1 contra a Suíça), Neymar foi às lágrimas após o apito final. O Brasil dominou o jogo, mas pecou muito nas finalizações. “A vitória foi justa, premiou quem quis jogar”, desabafou o zagueiro Thiago Silva. O árbitro de vídeo (VAR) entrou em ação. O juiz holandês Bjorn Kuipers marcou pênalti em Neymar no segundo tempo, mas anulou após consultar o replay.

O Brasil – que jogou todo de azul – encontrou um adversário muito bem fechado na defesa. A Costa Rica marcou a saída de bola da equipe brasileira e se fechava com eficiência. Coutinho e Gabriel Jesus pouco fizeram durante a etapa inicial. Neymar, jogando pela esquerda, era sempre cercado por dois ou mais adversários quando pegava na bola. A Costa Rica, que jogava por uma jogada “fatal”, explorava os contra-ataques, sempre com Ureña isolado no ataque.

A Costa Rica, porém, não deixou de aproveitar as poucas oportunidades de atacar e assustar, tanto que teve a primeira chance real de gol da partida. Numa chegada pela direita do ataque, Borges bateu para o gol, à direita do goleiro Alisson. O Brasil teve uma posse de bola muito superior, mas não ameaçou o gol de Navas – experiente goleiro que joga no Real Madrid. As esperadas jogadas de habilidade do ataque brasileiro para furar a defesa não aconteceram.

Na etapa final, com Douglas Costa no lugar de Willian, o Brasil se impôs e foi mais agressivo. Aos 2 minutos, conseguiu entrar na área com perigo, mas Navas se antecipou a Neymar. Na sequência, o Brasil quase chegou ao gol duas vezes. Gabriel Jesus cabeceou na trave e, na sobra, Philippe Coutinho chutou e a bola só não entrou porque o zagueiro salvou com o pé. Aos 10 minutos, Neymar recebeu bola cruzada na área e bateu para gol, mas Navas mandou para escanteio.

Após série de oportunidades perdidas, o Brasil deixou o jogo esfriar. Só aos 26 minutos, teve nova chance de abrir o placar. Neymar recebeu e bateu para o gol na entrada da área, mas a bola saiu à direita. Aos 32, a seleção chegou com velocidade e Neymar, tocado pelo adversário com a mão, caiu na área. O árbitro marcou pênalti. Mas depois ficou em dúvida – o brasileiro desabou espalhafatosamente. O juiz foi até um monitor de TV, reviu o lance e anulou a marcação.

Com o jogo ainda em 0 a 0, o time ficou cada vez mais nervoso a cada marcação do árbitro. Neymar e Coutinho foram punidos com cartão amarelo por reclamação. Quando o relógio já marcava mais de 45 minutos, o Brasil finalmente “achou” o gol. Firmino disputou de cabeça e tocou para o meio da área, Gabriel Jesus escorou e Coutinho, “ligado”, se infiltrou e tocou de bico entre as pernas de Navas: 1 a 0. Festa em Petersburgo e no Brasil. Enfim, a angústia terminava.

Com 4 minutos para o fim, foi a vez de o Brasil não ter mais pressa e passar a gastar o tempo. Mas ainda teve tempo para ampliar. Em contra-ataque veloz, Casemiro tocou para o habilidoso Douglas Costa, que centrou para Neymar selar o 2 a 0. Na última rodada da fase classificatória, o Brasil encara a Sérvia, na quarta-feira (27) às 15h (horário de Brasília). O Brasil lidera o grupo E com 4 pontos em dois jogos. Hoje, às 15h, Sérvia e Suíça fecham a segunda rodada do grupo.

FICHA TÉCNICA
BRASIL 2 x 0 COSTA RICA
Copa do Mundo na Rússia
– arena de São Petersburgo, 22 de junho de 2018, às 9h (horário de Brasília)
Árbitro: Bjorn Kuipers (Holanda); Auxiliares: Sander Van Roekel e Erwin Zeinstra (ambos da Holanda)
Brasil – Alisson; Fagner, Thiago Silva, Miranda, Marcelo; Casemiro, Paulinho (Firmino), Coutinho; William (Douglas Costa), Neymar e Gabriel Jesus (Fernandinho) – Téc.: Tite
Costa Rica – Navas; Gamboa (Calvo), Duarte, Acosta, González, Oviedo; Guzmán (Tejada), Borges, Ruiz, Venegas; Ureña (Bolaños) – Téc.: Óscar Ramírez
Gols – Coutinho (Brasil) – 45’/2T; Neymar (Brasil) – 52’/2T

> VEJA MAIS IMAGENS DE BRASIL 2 x 0 COSTA RICA NA COPA DO MUNDO NA RÚSSIA

BRACRI-1

BRACRI-2

BRACRI-3

BRACRI-4

BRACRI-5

BRACRI-6

BRACRI-7

BRACRI-8

BRACRI-9

BRACRI-10

BRACRI-11

BRACRI12

> Compartilhe pela fanpage do VERBO ONLINE

comentários

>