RÔMULO FERREIRA
Reportagem do VERBO ONLINE, em Taboão da Serra
Após o pavor e em meio ao trauma, um mutirão de solidariedade se formou para ajudar moradores do sobrado que pegou fogo na rua Roberto Paschoal Inácio, no Jardim Freitas Jr. (região do Pirajuçara), em Taboão da Serra, há uma semana, na sexta-feira (8). Na hora do incêndio, cinco pessoas estavam no imóvel – uma criança e uma jovem no térreo e uma idosa, outra criança e uma adulta na parte superior. Vizinhos vão recolher doações até esta sexta-feira (15).
A família que residia na parte debaixo, que foi totalmente destruída pelo fogo, é a que será ajudada. “Criamos uma grande rede de amigos e no sábado e domingo conseguimos roupas, alimentos e colchões. Agora, durante a semana, estamos arrecadando produtos de limpeza, higiene pessoal e utensílios domésticos. As pessoas têm aderido bastante. Vamos arrecadar até [esta] sexta-feira”, disse ao VERBO o morador Alexandre Alves, 39, um dos idealizadores da ação.
No dia seguinte ao incêndio, causado por uma moradora, Alves fez o apelo. “Vamos mais uma vez acionar a rede do bem, ontem uma família de nosso bairro perdeu todos os seus bens materiais em um incêndio em sua residência, provocado por uma tentativa de suicídio de uma adolescente. Graças ao bom Deus, todos estão vivos e recebendo cuidados médicos, porém, necessitam de roupas, alimentos e produtos de higiene pessoal. Que tal ajudá-los?”, pediu.
A comunidade católica do bairro, a Igreja São José, é o posto de arrecadação. Não apenas roupas e calçados foram doados aos necessitados, inclusive duas crianças, uma menina de 8 anos e um menino de 6. “Ganhamos uma geladeira e um sofá. Vamos entregar para a família, que se mudou para o Jardim São Marcos [em Embu das Artes]”, diz Alves. A família de cima não perdeu pertences, apesar do “trauma de uma senhora” e dano da casa, que está interditada, conta.
Vizinhos já tinham mostrado que são capazes de gestos nobres. Diante do incêndio e antes da chegada do Corpo de Bombeiros, eles correram e com mangueiras puxadas das casas e baldes tentaram conter o fogo. Dois moradores entraram pela casa ao lado, chegaram ao sobrado em chamas, abriram um buraco na parede lateral, a marretadas, e retiraram as três pessoas. “Não fossem os moradores, possivelmente teríamos vítimas fatais”, disse o bombeiro Jean.
SERVIÇO
Posto de arrecadação de doações a moradores vítimas de incêndio no Jardim Freitas Jr
Igreja São José – rua Constância Glória do Nascimento, 102, Jardim Freitas Jr., Taboão da Serra
> Compartilhe pela fanpage do VERBO ONLINE