ANA PAULA TIMÓTEO
Especial para o VERBO ONLINE, em Embu das Artes
A 11ª Semana da Cultura Japonesa em Embu das Artes é aberta nesta sexta-feira (15), com rica programação. No ano em que se comemoram os 110 anos da imigração japonesa no Brasil, o evento, que vai até o dia 30, no Centro Cultural Mestre Assis (centro), gratuito, terá entre as várias atrações as exposições coletivas “Nikkei Art & Craft” e a “Cerâmica Artística de Alta Temperatura”. Um workshop aberto ao público irá produzir obras de cerâmica no torno ao vivo.
Na abertura, amanhã, uma homenagem será prestada ao ator e artista plástico Ken Kaneko. Japonês de Yokohama, ele imigrou ao Brasil nos anos 60. Aqui, como pintor, participou da 7ª e da 9ª Bienal Internacional de Artes de São Paulo e de salões de artes como o Bunkyo. Ele também sempre se destacou na exposição Nikkey de Arte e Craft da Semana da Cultura Japonesa de Embu. No mesmo dia, o grupo de taikô (instrumentos de percussão) fará uma apresentação.
Além da exposição, com curadoria do artista plástico Paulo Dud, a 11ª Semana também será marcada pela tradição, com cerimônia ecumênica em homenagem aos antepassados, no Cemitério do Rosário (centro), no dia 17, e a cerimônia de fundação do templo Kobo Daishi, no Jardim Magali, no dia 24. No dia 27, a Câmara fará sessão solene pelos 110 anos da imigração japonesa no Brasil, com entrega do título de “Cidadão Embuense” a Sadao Nagata.
Uma das personalidades mais importantes e queridas de Embu, Sadao, neto de japoneses (nissei), é agricultor e comerciante e foi político no município, nos anos 1970 a 1990. Ele foi diretor do Sindicato Rural de São Paulo e do Sincaesp (Sindicato dos Permissionários do Entreposto de São Paulo – Ceagesp). Foi presidente da Câmara Municipal em 1979 e 1980 e vice-prefeito de Embu de 1993 a 96, durante a administração do prefeito Geraldo Puccini (PMDB).
PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA 11ª SEMANA DA CULTURA JAPONESA EM EMBU DAS ARTES – 15 a 30 DE JUNHO
> Nesta sexta-feira (15) – Abertura – Centro Cultural Mestre Assis do Embu (largo 21 de Abril, 29, centro) – 20h
– Homenagem a Ken Kaneko e apresentação de grupo de taikô
> 15 a 30 de junho – Centro Cultural Mestre Assis do Embu (largo 21 de Abril, 29, centro)
– Exposição Coletiva Nikkei Art & Craft
(artistas: Auro Okamura; Eiji Yajima; Graciela Wakizaka; Getsusen Kobasyashi; Hirimichi Moriyama; Yotaka Toyota; Yoshiaki Yatsunami; Yasuichi Kogima; Yugo Mabe; Iwao Nakagima (in memorian); Marli Takeda; Milton Takada; Mitico Aragaki; Nichio; Moriyo Kogima; Kaneaki Tada; Kenjiro Ikoma; Kenichi Kaneko; Kamori; Sakai (in memorian); Sérgio Massayuki Matukawa e Sussumo Harada)
> 15 a 30 de junho – no Centro Cultural Mestre Assis do Embu (largo 21 de Abril, 29, centro) – 9h às 17h
– Exposição de cerâmica artística de alta temperatura (coletivo de alunos do professor Kengiro Ikoma)
> 17 e 24 de junho – Centro Cultural Mestre Assis do Embu (largo 21 de Abril, 29, centro) – 9h às 17h
– Workshop: produção de obras de cerâmica no torno ao vivo, com a participação do público
> 17 de junho – Cemitério do Rosário (av. Elias Yazbek, 1713, centro) – 10h
– Cerimônia Ecumênica em Homenagem aos Antepassados
> 24 de junho – Fundação da Seita Shingon (rua Professor Mario Osassa, 1.273, Jardim Magali) – 11h
– Cerimônia de Nascimento do Templo Kobo Daishi (1276) – Fundação da Seita Shingon
> 27 de junho – Câmara Municipal de Embu das Artes (rua Marcelino Pinto Teixeira, 50, Parque Industrial) – 19h
Sessão pelos 110 Anos da Imigração Japonesa no Brasil e entrega do título de Cidadão Embuense a Sadao Nagata
Fonte: Prefeitura de Embu das Artes
ERRAMOS – Sadao Nagata é neto de japoneses (sansei), e não filho, como publicado anteriormente – a informação já foi corrigida no texto acima.
> Compartilhe pela fanpage do VERBO ONLINE