ANA CAROLINA REIS
Especial para o VERBO ONLINE, no Jardim Vazame, em Embu das Artes
Passageiros da linha intermunicipal 510 Jardim Vazame/Embu das Artes – Pinheiros, gerenciada pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transporte Urbano), estão sendo prejudicados pela extinção da função do cobrador nos ônibus. A medida retarda o embarque nos coletivos e aumenta o tempo de viagem, o que leva usuários a se atrasar ou perder compromissos. Mais grave, arrisca a vida das pessoas, muitos motoristas dão troco com o ônibus em movimento.
A exemplo dos passageiros das linhas intermunicipais que partem de Embu e vão até o Metrô Campo Limpo e Capão Redondo (zona sul de SP), a medida é reprovada pela população. Para a empregada doméstica Maria de Godoi, 54, que utiliza a linha 510 para fazer a primeira parte do trajeto ao trabalho, a retirada do cobrador atrasa a passagem pela catraca. “É ruim porque o motorista tem que liberar a catraca e demora para todo mundo entrar no ônibus”, explica.
A empresa Miracatiba tirou o cobrador da linha 510 há quase dois meses, no dia 21 de abril, para surpresa e protesto dos passageiros, que enfrentam muita fila no pico da manhã. “Esta linha transita em corredor de ônibus, o motorista não poderia trafegar sem o cobrador, mas a empresa retirou os cobradores. O motorista não tem condição nenhuma de estar dirigindo e cobrando. Está um caos lá, superlotação, reclamação”, disse uma usuária no início da mudança.
Um motorista que passou a trabalhar na linha 510 quando o itinerário ainda tinha cobrador – cuja identidade será preservada – conta que, com a alteração na cobrança da passagem, a demora para pegar passageiro, que antes era quase nenhuma, chega agora a vários minutos. “O tempo de parada nos pontos aumentou porque tem que esperar os passageiros entrarem e cobrar as passagens antes de seguir viagem”, diz, sobre os condutores que não se arriscam.
O motorista diz que fazer duas funções é desgastante para o profissional. “Tem que prestar atenção no troco e no trânsito. Não é fácil”, diz. Para a auxiliar de serviços gerais Glória de Brito, 51, a maior adesão ao bilhete do ônibus metropolitano (BOM) seria uma opção para agilizar a acomodação dos passageiros nos coletivos intermunicipais. “Se todas as pessoas tivessem e usassem o BOM, seria melhor porque não iria demorar para entrar no ônibus”, opina.
No fim de abril, o VERBO já havia noticiado que a EMTU, que gerencia as linhas intermunicipais na região, extinguiria a função de cobrador das linhas. A reportagem ouviu funcionários da Viação Miracatiba que confirmaram a mudança em todos os itinerários da empresa, mas não souberam dizer quais serão os próximos a serem alterados. A EMTU foi procurada pelo site para informar quais são as próximas linhas que não terão mais cobrador, mas não respondeu.
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