Em Corpus Christi ‘por justiça social’, fiéis adoram Jesus e se encantam com tapetes

Especial para o VERBO ONLINE

ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra e Embu das Artes

Moradores e visitantes de cidades da região manifestaram fé e adoração a Jesus presente na hóstia consagrada, de acordo com o catolicismo, e se encantaram com os tapetes ornamentais feitos com serragem, areia e pedra no feriado de Corpus Christi, nesta quinta-feira (31). Nas ruas, os desenhos produzidos desde a madrugada por fiéis e voluntários atraíram milhares de católicos que participaram de grandiosas missas e procissões pela manhã até o cair da noite.

Pelas mãos de monsenhor Aguinaldo
Corpo de Cristo é levado por monsenhor Aguinaldo sobre tapetes como o da Casa dos Velhinhos, em Taboão
Lavador
Fiel José Lima, 43, entra no Santuário Santa Terezinha após participar da ‘linda’ procissão de Corpus Christi
Padre Alberto
Pe. Alberto leva Jesus sacramentado sobre tapetes e sob adoração de fiéis diante de santuário em Itapecerica
Corpo de Cristo
Corpo de Cristo é levado pelo pe. Kieran sobre quadros eucarísticos em rua no Pirajuçara, periferia de Taboão
kkkkk
Pe. Sebastião leva o corpo de Cristo sobre tapetes na r. Nossa Senhora do Rosário, no centro histórico de Embu
Com velas nas mãos,
Com velas nas mãos, fiéis se concentram em frente à antiga igreja dos jesuítas para bênção de Corpus Christi

Em Taboão da Serra, monsenhor Aguinaldo de Carvalho levou o corpo de Cristo sobre os mais de cem tapetes confeccionados em seis vias do centro, com início à margem da rodovia Régis Bittencourt, até de volta ao Santuário Santa Terezinha. Centenas de fiéis participaram da procissão e fizeram fotos e “selfies” dos desenhos feitos com criatividade, entre eles o de uma obra social da paróquia, a Casa dos Velhinhos – um casal de idosos foi retratado.

Ladeado por quatro padres, Aguinaldo parou várias vezes para abençoar os fiéis com o corpo de Cristo, em especial diante de casas e apartamentos – famílias montaram altares nas calçadas para adorar Jesus. O lavador José Lima participou do cortejo e chegou à igreja para a missa emocionado. “É a coisa mais linda do mundo acompanhar uma procissão dessa. Depois que passei a vir na Santa Terezinha é só bênção”, disse o morador do São Judas, em Taboão.

No Pirajuçara, os fiéis da Paróquia São João Batista se ajoelharam para adorar o corpo de Cristo levado pelo padre Kieran Ridge sobre cerca de 30 tapetes, um deles alusivo aos 50 anos de sacerdócio do pároco – o vereador Cido (DEM) acompanhou. No Parque Pinheiros, a Paróquia São Pedro Apóstolo produziu cerca de 20 tapetes, pelas mãos de 180 jovens. Na Catedral de Campo Limpo (zona sul de SP), um grande tapete cobriu o corredor central e encantou os fiéis.

Em Embu das Artes, católicos de paróquias em sete bairros foram às ruas celebrar Corpus Christi. Na mais tradicional solenidade na cidade, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, a procissão foi precedida por missa solene no estádio Hermínio Espósito, da qual participaram cerca de mil fiéis e convidados, entre eles os deputados estaduais Geraldo Cruz (PT) e Analice Fernandes (PSDB), a vereadora Rosângela Santos (PT) e a secretária de Cultura, Rosana Almeida.

Após a missa, moradores e visitantes, de velas acesas, fizeram luminosa e piedosa procissão, até o largo dos Jesuítas, sobre cerca de 50 tapetes – os primeiros chegaram a ser desmanchados, por garis que acharam que já era hora da limpeza. O padre Sebastião Gomes, pároco da matriz de Embu, disse que a Igreja com a festa de Corpus Christi quis passar a “paz de Jesus”, fruto da justiça. “Vimos nos últimos dias essa paralisação [dos caminhoneiros], que isso possa fazer com que os governantes percebam que o povo quer a cada dia coisa melhor, aquilo que é direito dele”, disse.

VEJA PROCISSÃO DE CORPUS CHRISTI DO SANTUÁRIO S. TEREZINHA NO CENTRO DE TABOÃO DA SERRA

> Compartilhe pela fanpage do VERBO ONLINE

comentários

>