Católicos celebram Corpus Christi e visitam tapetes em ruas da região nesta 5ª (31)

Especial para o VERBO ONLINE

ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra

Nesta quinta-feira (31), ruas da região ganham caprichados tapetes com temas religiosos feitos com materiais como serragem, pedras e areias coloridas, no feriado nacional de Corpus Christi. Instituída pela Igreja Católica no século 13 (ano de 1264) e que chegou ao Brasil com os portugueses, a festa do “Corpo de Cristo” se origina na última ceia de Jesus na Semana Santa, mas é transferida para maio ou junho e celebrada com procissões públicas para ser mais solene.

Monsenhor Aguinaldo
Monsenhor Aguinaldo conduz o corpo de Cristo por tapetes às margens da rod. Régis Bittencourt em Taboão

Em Taboão da Serra, fiéis e funcionários do Santuário Santa Terezinha (centro) irão preparar os tapetes nas primeiras horas da manhã. Um dos desenhos representará o Ano Nacional do Laicato (católicos não-padres), celebrado neste ano pela Igreja com o tema “Sejamos sal, luz e fermento na evangelização”. Monsenhor Aguinaldo de Carvalho conduzirá a procissão com a hóstia consagrada (corpo de Cristo conforme o catolicismo) sobre os tapetes às 15h, seguida da missa.

No Pirajuçara, também em Taboão, fiéis das cinco comunidades da Paróquia São João Batista irão iniciar a montagem dos tapetes ornamentais por volta das 6h, em rua ao lado do Poupatempo, a Carlos Fernandes, onde será celebrada missa campal às 16h. Ao final, o padre Kieran Ridge andará pelos desenhos com o corpo de Cristo. Na Catedral de Campo Limpo (igreja-mãe da diocese), o bispo dom Luiz Antônio Guedes celebrará missa às 9h30, seguida de procissão.

Na cidade-berço da região, Itapecerica da Serra, onde a tradição data dos anos 1950, os grandiosos tapetes – cerca de 50 – serão montados a partir das 4 horas da manhã pelos fiéis do Santuário Nossa Senhora dos Prazeres e Divina Providência (centro) e alunos de escolas, no entorno da histórica igreja na praça da Matriz. O padre Alberto Gambarini celebrará missa campal às 15h. Ao final, o pároco fará a procissão eucarística, em momento de grande adoração.

Na Paróquia Maria Mãe dos Caminhantes no Parque Paraíso, também em Itapecerica, que também terá os tapetes, a missa solene será às 10h. Já em Embu das Artes, paróquias em sete diferentes bairros irão também celebrar a festa de Corpus Christi publicamente, com tapetes produzidos entre a madrugada e início da manhã, em grande mutirão de fé e alegria no “pão da vida”. Na Paróquia Todos os Santos, a missa será às 10h na Comunidade Santa Emília, com procissão.

A região central de Embu também terá os tapetes eucarísticos que se estenderão até o Centro Histórico, e ficarão em exposição até o momento da procissão, que acontecerá após missa solene, às 17h, no estádio Hermínio Espósito, presidida pelo padre Sebastião Gomes. Também celebrarão a festa religiosa as paróquias no Jardim Dom José, às 15h; no Jardim Pinheirinho, às 9h; no Jardim Novo Embu, às 17h; no Jardim São Vicente às 9h; e no Jardim Magali, às 18h30.

> Compartilhe pela fanpage do VERBO ONLINE

comentários

>