Cartórios abrem neste 1º de Maio e até dia 9 para eleitor tirar e regularizar título

Especial para o VERBO ONLINE

ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Embu das Artes

A Justiça Eleitoral está funcionando em regime de plantão até o próximo dia 9 (quarta-feira), data limite para tirar o título, fazer transferência e regularizar a situação eleitoral para estar apto a votar nas eleições gerais (presidente, governador, senador, deputado e estadual) em outubro. O eleitor deve providenciar a regularização se tiver o título cancelado ou se não tiver feito o cadastramento biométrico – na região, apenas ainda em Embu das Artes é obrigatório.

Cartório
Cartório no Jd. Vazame; serviço funciona neste feriado (1º) das 9h às 17h e segunda a sexta-feira das 9h às 18h

Até o dia 9 de maio, os cartórios eleitorais no Estado e não região funcionarão de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e no próximo fim de semana (dias 5 e 6, sábado e domingo) e feriado, das 9h às 17h. Portanto, neste 1º de Maio (Dia do Trabalho), os cartórios também estarão abertos, até 5 horas da tarde. O eleitor precisa levar documento original de identificação com foto (RG), CPF, comprovante de residência recente (últimos três meses) e título eleitoral, caso tenha.

A Justiça solicita agendamento, mas quem não agendar também será atendido. “Quem for sem agendamento é atendido por ordem de chegada, porém quem está com agendamento tem prioridade no atendimento”, disse Luciana Almeida, do cartório da 391ª Zona Eleitoral, no Jardim Vazame (ao lado do Hospital Leito), em Embu, ao VERBO. No município, o outro cartório, que concentra eleitores da região central (341ª Zona Eleitoral), fica próximo ao Detran.

De acordo com a Justiça, para emissão do primeiro título, o cidadão deve apresentar documento original que contenha a nacionalidade, e se a pessoa for do sexo masculino, entre 18 e 45 anos, é necessário levar também comprovante de quitação do serviço militar. O prazo de 9 de maio vale também para o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida que deseja transferir o título para uma seção com acessibilidade – que tenha rampas de acesso e portas largas.

Menor de 18 anos pode tirar o título, apesar do voto facultativo. “Semana que vem, dia 9 de maio é o prazo limite para que jovens de 16 e 17 anos procurem um cartório eleitoral e se inscrevam no rol dos eleitores. Será que vale a pena? Claro que sim. Isso é muito melhor que olhar de fora e reclamar. Mas dá trabalho? É claro que dá. Mas dá muito mais trabalho ver as coisas acontecendo sem que a gente se posicione e cobre”, diz o cientista político Humberto Dantas.

CARTÓRIOS ELEITORAIS EM EMBU DAS ARTES E TABOÃO DA SERRA
Embu das Artes
341ª Zona Eleitoral – rua 1º de Maio, 182 (ao lado do Detran, próximo ao Fórum), região central
391ª Zona Eleitoral – rua São Lucas, 225 (ao lado do Hospital Leito), Jardim Vazame
Taboão da Serra
324ª Zona Eleitoral – rua Elisabeta Lips, 303 (próximo ao Cemur), Jardim Bom Tempo
416ª Zona Eleitoral – rua Helmuth Strobel, 165, Parque Pinheiros

> Compartilhe pela fanpage do VERBO ONLINE

comentários

>