ALCEU LIMA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra
O prefeito Fernando Fernandes (PSDB) nomeou na tarde desta segunda-feira (19) o ex-vereador Walter Paulo como novo secretário de Segurança Pública de Taboão da Serra, cargo que estava vago desde janeiro de 2017, desde a saída do concunhado do prefeito, Gerson Brito. Walter, que acumulou quatro mandatos na Câmara Municipal, terá como principal papel responder pelo efetivo de mais de 230 guardas municipais. Ele é pai do vereador Marcos Paulo (PPS).

Apesar dos investimentos significativos e reconhecimento à Guarda Municipal, a segurança ainda é alvo de críticas dos moradores de Taboão. Fernando destacou a importância de contar com o novo titular da Segurança para o comando da pasta. “O Walter é uma pessoa que todos conhecemos a capacidade. Sua experiência na vida pública certamente irá agregar muito ao governo, trazendo grande força política”, disse, em evidência do principal interesse para a nomeação.
Fernando busca aplacar o desgaste que vinha sofrendo na Câmara ao afagar um dos principais “rebeldes” da base de apoio ao Executivo. Marcos Paulo é um dos vereadores da situação mais críticos às deficiências e medidas controversas do Executivo – já chamou Gerson, quem o pai vai suceder na pasta, de “autoritário”. Ele é ainda mais intransigente com a condução política do governo, com estocadas na centralização e decisões do prefeito sem diálogo com aliados.
Fernando também tenta isolar o oposicionista Professor Moreira (PSD), aliado de Aprígio, de quem é “inimigo” político. Além de ter também como reduto eleitoral a região do Jardim Clementino, Marcos Paulo estreitou relação política com Moreira e o inclui sempre em projeto futuro de comando da cidade. Em episódio mais recente de “parceria” com o ex-petista, Marcos Paulo fez críticas contundentes ao prefeito por romper convênio com entidade fundada por Moreira.
Fernando acertou a nomeação de Walter durante reunião com vereadores no sábado retrasado (10), de acordo com o “Taboão em Foco”. Durante a votação das prévias do PSDB para escolha do candidato do partido a governador do Estado, anteontem, domingo (18), Walter foi à Câmara dar um abraço no futuro chefe. Apesar do comparecimento “insólito”, ele foi evasivo sobre a nomeação já acertada com Fernando. “Não estou sabendo”, disse, segundo o “TF”.
Walter Paulo pregou continuidade de gestão e falou em novos projetos. “Muitas ações positivas foram implantadas na gestão do dr. Fernando, como a valorização da GCM com o novo plano de cargos e carreiras. A partir de agora, vamos formular novas políticas de cooperação e integração de segurança pública”, disse. Marcos Paulo vinha reivindicando uma base da GCM no Pirajuçara. Como o pai como secretário, a expectativa é de que o posto saia, finalmente, do papel.
> Compartilhe pela fanpage do VERBO ONLINE