ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em São Paulo
Nesta terça-feira de Carnaval (13), o Sesc Campo Limpo terá a presença do Bloco de Pedra, considerado o maior grupo de maracatu de São Paulo, com uma orquestra percussiva composta por cerca 100 músicos e um corpo de dança. Criado em 2005 no bairro de Pinheiros (zona oeste de São Paulo), formado na maioria por jovens de várias regiões da capital, o bloco vai falar sobre a vivência do maracatu (“oficina”), às 15h, e depois fará apresentação ao público, às 18h.
O Bloco de Pedra utiliza instrumentos que se dividem entre alfaias (tambores típicos do maracatu), agbês/ganzás, gonguês, caixas/taróis e timbais/djembês, trazendo todo o vigor da percussão brasileira, que aliada ao movimento e dança coreografados levam ao público uma experiência performática e cativante. O grupo desenvolve exclusivamente o maracatu de baque virado, representado através da música, da dança e do canto, de forma alegre e descontraída.
Em autêntica apresentação da manifestação carnavalesca originária do Estado de Pernambuco, o bloco desfila o vigor das alfaias, que contagia e cativa o público a acompanhar o cortejo, promovendo a interatividade com os foliões. Em seu repertório, o grupo canta toadas tradicionais do maracatu, como também composições de própria autoria. A região já teve oportunidade de conhecer a arte do bloco, que no Carnaval no ano passado se apresentou em Embu das Artes.
SERVIÇO
Bloco de Pedra no Sesc Campo Limpo
Nesta terça-feira de Carnaval (13), palestra “Vivência do maracatu”, às 15h, e desfile, às 18h, na unidade – gratuito
Rua Nossa Senhora do Bom Conselho, 120, Vila Prel/Campo Limpo (zona sul de SP, estação metrô Campo Limpo)
Tel.: (11) 5510-2700
> Compartilhe pela fanpage do VERBO ONLINE