No Instituto Vladimir Herzog, Verbo relata atentado a Binho e tem apoio de entidades

Especial para o VERBO ONLINE

PEDRO HENRIQUE FEITOSA
Especial para o VERBO ONLINE

Convidados pelo Instituto Vladimir Herzog, jornalistas do VERBO participaram na sexta-feira (5), na sede da instituição, no Jardim Paulistano (zona oeste de SP), de uma reunião com entidades de jornalistas e em defesa da liberdade de expressão e imprensa para tratar do atentado contra o repórter-fotográfico e chargista do VERBO Gabriel Binho. Os integrantes das organizações se solidarizaram com o site e Binho, que estava presente, e repudiaram o ato criminoso.

Jornalistas do VERBO, entre eles Binho
Repórteres do VERBO, entre eles Binho, reúnem-se com entidades de jornalistas no Instituto Vladimir Herzog

Binho ia pela rodovia Régis Bittencourt, no km 279, em Embu das Artes, na madrugada de 28 de dezembro, quando um carro i30 prata tentou jogar o profissional para fora da estrada. Binho acelerou, mas teve a moto atingida pelo veículo e caiu na pista. O ocupante do carro deu a volta por pista lateral à BR-116 e disparou três tiros na direção de Binho, que se jogou em vala da pista para se proteger. Ele quebrou um tornozelo, ficou internado e teve de passar por cirurgia.

O diretor do VERBO, jornalista Rômulo Ferreira, e Binho – que compareceu amparado por muletas, em recuperação da fratura que sofreu – falaram sobre o trabalho jornalístico do site na região sudoeste da Grande São Paulo e a tentativa de assassinato, a pedido das entidades. “Cheguei a pensar que tivesse dado uma fechada sem perceber, que fosse uma briga de trânsito, mas quando o carro voltou atirando contra mim, não tive dúvida de que foi atentado”, disse Binho.

As entidades demonstraram perplexidade ante o relato e discutiram ações para confrontar o atentado ao profissional e à liberdade de imprensa, como a cobrança de investigação rigorosa das autoridades competentes para identificação e punição dos responsáveis e proteção a Binho. Na própria reunião, o diretor-executivo do Instituto Vladimir Herzog, Rogério Sottili, telefonou para o promotor Eduardo Valério, de São Paulo, que se comprometeu a entrar no caso.

Membros das entidades na reunião – Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo e Artigo 19 – gravaram depoimento em apoio ao VERBO e a Binho e em repúdio ao atentado. Os profissionais do VERBO, acompanhados também pelo jornalista Adilson Oliveira, colaborador do site, receberam apoio da presidente do instituto, Clarice Herzog, víuva de Vlado, que fez questão de cumprimentar Binho.

VEJA VÍDEO DA REUNIÃO NO INSTITUTO VLADIMIR HERZOG SOBRE CASO BINHO COM COMUNICADO DO VERBO

Compartilhe pela fanpage do VERBO ONLINE

comentários

>