ALCEU LIMA
Especial para o VERBO ONLINE, em Embu das Artes
Neste domingo (22), o Teatro Popular Solano Trindade (da artista plástica Raquel Trindade), em Embu das Artes, recebe o espetáculo de dança contemporânea “Gbé ou Quando o Corpo Renasce Negro”, às 18h (entrada gratuita). Criada pelo bailarino Edson Raphael, com direção cênica de Eduardo César e direção de movimento de Deise Brito, a apresentação faz uma releitura corporal do processo étnico, social e pessoal de as pessoas negras se reconhecerem como tal.

Para retratar tamanha diversidade de corpos e experiências passíveis de representação, Raphael percorreu diferentes regiões do Estado de São Paulo, colhendo histórias para compor o conteúdo a ser levado ao palco. A construção física da obra utiliza referências de danças culturas populares de matrizes afro-diaspóricas e dança-teatro para a criação de ações e movimentos que aludem ao processo de ressignificação de imagem, ancestralidade e sociabilidade negras.
De acordo com a produção, “Gbé ou Quando o Corpo Renasce Negro” nasce com a compreensão de que não encerra em si todas as discussões e possibilidades sobre o tema, mas as lança sob o viés do corpo, o ponto para o qual tendem as forças de normatização euramericanas em suas faces e particularidades brasileiras. O espetáculo de dança foi produzido por meio de subsídios do Programa de Ação Cultural (Proac), da Secretaria Estadual de Cultura de São Paulo.
SERVIÇO
Espetáculo de dança “Gbé ou Quando o Corpo Renasce Negro” (classificação livre)
Neste domingo (22), às 18h – entrada gratuita
Teatro Popular Solano Trindade (rua São Paulo, 176, Jardim Sílvia, Embu das Artes)
FICHA TÉCNICA
Criador-intérprete: Edson Raphael
Direção Cênica: Eduardo Cesar
Direção de Movimento: Deise de Brito
Dramaturgia: Edson Raphael, Eduardo Cesar e Gilberto Costa
Criação e Curadoria Textual: Gilberto Costa
Composição Musical: Leandro Pacheco
Experimentação Vocal: Natália Nery
Cenografia, Figurino e Iluminação: Edson Raphael e Eduardo Cesar
Assessoria de Imprensa: Lebá Comunicação
Operação de Luz: Tainá Francis
Operação de Som: Gilberto Costa
Trecho da música “Oitavo Anjo”, 509-E
Citações dos Pensadores: Abdias do Nascimento, Aimé Césaire
Entrevistas utilizadas em processo: Edson de Jesus, Erickson Felizardo Novais, Kelly Rodrigues de Jesus, Marco Antonio Fera, Regiane da Costa Cruz
Agradecimentos: Núcleo Arranca, Centro de Referência da Dança da Cidade de São Paulo, Fernanda Brito, Renato Mendes de Azevedo, Robson Ferraz
> Compartilhe pela fanpage do VERBO ONLINE