RÔMULO FERREIRA
Reportagem do VERBO ONLINE, em Taboão da Serra
A Paixão de Cristo no Pirajuçara, região mais populosa de Taboão da Serra, terá diferencial neste ano, com a narrativa dos atos de fraternidade, sofrimento e morte de Jesus em formato de musical. Cerca de 100 atores, amadores, mas com desempenho de profissional – crianças, jovens e adultos fiéis da Paróquia São João Batista – irão “transportar” o público para o tempo de 2 mil anos atrás na 16ª edição da encenação, a partir das 17h, na rua ao lado do Poupatempo.
Após a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém (vivida no Domingo de Ramos), a 16ª Paixão de Cristo terá logo no início uma cena impactante, quando Jesus expulsa mercadores que fazem do templo casa de comércio – uma mulher entra na sinagoga cantando e no decorrer entram os comerciantes. No total, serão 13 cenas, apenas até a crucificação, em ato com duas horas de duração. Fiel às Escrituras, a cena da ressurreição será no domingo, no mesmo local e horário.
“Neste ano vai ser um musical, vamos contar a mesma história de Jesus, teremos as mesmas cenas conhecidas, porém cantadas. Mas também algumas cenas a mais, por exemplo, quando Jesus expulsa os vendedores e quebra todos os objetos vendidos. Teremos Jesus no jardim das oliveiras, muita gente vai cantar nessa hora. Maria vai estar cantando lindamente com Jesus e também fará dueto com Maria Madalena”, disse a diretora-geral Claudilene Santos ao VERBO.
“As cenas em si terão músicas, mas também falas. Nem todos os atores cantam, falamos que íamos colocar musical, mas sem excluir os que não cantam”, contou Claudilene. Jesus será interpretado pelo cantor litúrgico e assessor parlamentar Ricardo Santos. Maria será vivida pela ministra e também cantora litúrgica Cátia Costa. Eles atuarão pela primeira vez. Os cenários serão painéis pintados que funcionarão como cortinas que serão trocadas a cada ambiente.
Depois de a encenação se desenrolar sobre o palco na Carlos Fernandes – de 8,8 metros de cumprimento por 3,20 de fundo, adquirido pela paróquia do padre Kieran Ridge -, a crucificação será na elevada entrada da Igreja São Lucas, alguns metros acima na mesma rua. “É um ponto alto, onde todo mundo vai conseguir visualizar. Tem coqueiros ali, vai ser uma cena muito bonita, de se se emocionar, com Maria cantando com Jesus e João [o discípulo]”, disse Claudilene.
Além de se empenhar nos ensaios dominicais, desde janeiro, o elenco vendeu rifas para cobrir parte dos custos da produção, que começou a ser pensada em julho do ano passado. “Foi bem puxado, mas todo mundo se dedicou. Estão todos emocionados, a cada cena com música, víamos a maioria chorando. Espero que dê tudo certo, que consigam relaxar e passar o que ensaiamos, e que o público aprenda um pouco mais sobre o evangelho”, disse a diretora-geral.
SERVIÇO
16ª Paixão de Cristo no Pirajuçara
Nesta sexta-feira Santa, 14 de abril, a partir das 17h – gratuito
Rua Carlos Fernandes, 171 (altura da escola Antonio Fenólio), ao lado do Poupatempo, Pirajuçara, Taboão da Serra
> Colaborou Adilson Oliveira, especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra
> Compartilhe pela fanpage do VERBO ONLINE