ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, no Jardim Maria Rosa, em Taboão da Serra
As meninas de Taboão da Serra perderam para Embu das Artes por 4 a 3 em casa, no estádio José Feres, no terceiro jogo no Campeonato Paulista de Futebol Feminino Sub 17, no último domingo (9). O time taboanense tem um empate e duas derrotas – um ponto obtido. Já a associação desportiva embuense tem uma vitória e duas derrotas – três pontos. O grupo 2 é formado ainda pelo São Paulo (sete pontos) e Audax (cinco). Duas equipes se classificam à segunda fase.
Precisando da primeira vitória, apesar de visitante, o Embu começou o jogo arrasador e surpreendeu as meninas do Taboão. Logo aos 2 minutos, após cobrança de escanteio no primeiro pau, a zagueira Paola se antecipou à marcação e tocou para gol para abrir o placar: 1 a 0. Aos 6, a atacante Bia Alves, apelidada de “Sub 12”, recebeu lançamento na intermediária, dominou no peito e deu chute certeiro no canto direito da goleira taboanense Karen: 2 a 0 para o Embu.
O Taboão acordou e aos 10 minutos diminuiu. Em falta pela direita, a camisa 10 Tuca encobriu a goleira Amanda e pôs no ângulo: 2 a 1. Aos 19, as anfitriãs empataram com a centroavante Bruna, que recebeu na frente, ganhou de duas marcadoras na corrida e tocou na saída da arqueira para igualar o clássico regional: 2 a 2. Taboão teve chance de virar, em pênalti após a bola tocar no braço de defensora do Embu. Tuca buscou o ângulo direito, mas cobrou no travessão.
Na volta para o segundo tempo – para mais 35 minutos, tempo de cada etapa no Sub 17 -, o Taboão passou à frente no marcador. Aos 9, Tuca driblou a zagueira pela esquerda e cruzou na pequena área, a camisa 7 Lari recebeu no segundo pau e antes da marcação chutou forte: 3 a 2. Mas o Taboão não soube administrar o resultado e quatro minutos depois tomou o gol. A veloz Beatriz Alves arrancou do meio de campo, carregou até a área e bateu na saída da goleira: 3 a 3.
Articuladora das jogadas e com bonitos dribles, a capitã Letícia fez o gol da vitória do Embu. Aos 21, após reposição errada da defesa taboanense, a camisa 7 driblou a marcadora, bateu de fora da área, viu a bola desviar na adversária e parar nas redes: 4 a 3, placar final. A camisa 9 Bruna, do Taboão, achou o time displicente. “Foi um jogo muito difícil, a gente entrou achando que estava ganho e simplesmente não estava e perdeu. Fazer o quê, tem que aceitar”, falou.
A técnica Cris Souza, do Taboão, analisou que o time começou “apático”, mas depois dominou o jogo, chegou a perder um pênalti e virar o placar, porém os erros foram mortais. “Para nós é aprendizado, essa base é toda do futsal, além de ser muito nova, a adaptação para o campo não é tão rápida, faltam algumas malícias de campo. Só foi ruim ter perdido quando podia ter ganho, a gente deu quatro gols em falhas nítidas. Vamos corrigir e evoluir a cada jogo”, comentou.
O técnico do Embu destacou a confiança das comandadas mesmo após duas derrotas. “A grande sacada foi elas não baixarem a cabeça, precisávamos ganhar para manter esperanças de classificação. Apertamos a saída de bola delas, deu certo. Tomamos o empate, desestabilizou um pouco, mas nunca desistiram do jogo, foi essencial”, disse Tarciso Pereira, que frisou a melhora da condicionamento físico, que tinha sido apontado como deficiência pelo próprio elenco.
Autora do gol dos primeiros pontos do Embu, Letícia se disse surpresa com a equipe. “Fiquei até impressionada como a gente jogou”, disse a capitã, que disse ter permissão para driblar. “Bom, muitas vezes tem aquela reclamadinha, mas a gente abusa”, falou. O técnico fala para soltar a bola. “É, aí já solto”, sorriu. Enquanto falava ao VERBO, uma integrante da comissão técnica soprou: “Fala da parte física”. “O físico melhorou, como falaram”, disse Letícia, ainda sorridente.
FICHA TÉCNICA
> Clube Atlético Taboão da Serra 3 x 4 Associação Desportiva Embu das Artes
> Taboão da Serra – 12. Karen / 2. Nikolly / 3. Ana Camilly / 4. Nathalia / 5. Bárbara / 6. Bianca (16. Vitória) / 20. Camilly (19. Rebeca) / 9. Bruna / 10. Tuca / 11. Pietra (7. Lari) / 14. Ester (17. Letícia) – Téc.: Cris Souza
> Embu das Artes – 1. Amanda / 2. Geovana / 3. Andressa / 4. Paola / 5. Chrystiane / 6. Sthefany (13. Maria Eduarda) (14. Rhayele) / 7. Letícia / 8. Stefany (15. Kawane) / 9. Kembelly (17. Adriely / 10. Ingrid (16. Beatriz) / 11. Bia Alves – Téc.: Tarciso Pereira
> Árbitro – Alex Lopes Loula
> Gols – 4. Paola (Embu das Artes) – 2 min 1º T / Bia Alves (Embu das Artes) – 6 min 1º T / 9. Tuca (Taboão da Serra) – 9 min 1º T / 9. Bruna (Taboão da Serra) – 19 min 1º T / 7. Lari (Taboão da Serra) – 9 min 2º T / 11. Bia Alves (Embu das Artes) – 13 min 2º T / 7. Letícia (Embu das Artes) – 21 min 2º T
JOGOS DA 3ª RODADA DO CAMPEONATO PAULISTA FEMININO SUB 17 (Grupo 2)
São Paulo 1 x 1 Audax
Taboão da Serra 3 x 4 Embu das Artes
PRÓXIMOS JOGOS DO GRUPO 2 (início do returno)
Dia 23.abr (domingo) – Embu das Artes x Taboão da Serra – às 9h, estádio Hermínio Espósito, Embu das Artes
Dia 23.abr (domingo) – Audax x São Paulo – às 10h, no campo Elzo Piteri, Osasco
> Compartilhe pela fanpage do VERBO ONLINE