Com 3 gols de Acosta, Cats derrota Monte Azul e já passa às quartas-de-final da A3

Especial para o VERBO ONLINE

ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, no Jardim Maria Rosa, em Taboão da Serra

Com um ataque mortal, o Cats (Clube Atlético Taboão da Serra) bateu o Monte Azul por 4 a 2 em casa, no estádio José Feres, na tarde deste sábado (8), pela 18ª e penúltima rodada do Campeonato Paulista da 3ª divisão. “Matador” autor de 3 gols, o experiente atacante Acosta protagonizou a vitória “maiúscula”, na definição da comissão técnica, que garantiu ao time, entre os oito melhores, vaga antecipada à etapa derradeira do estadual, as quartas-de-final já com mata-mata.

No jogo contra Monte Azul, na segunda etapa, após desempatar jogo, Acosta é lançado na área e testa firme…
…diante do goleiro Wander, que salta e chega a tocar na bola, que bate no travessão, ganha altura e não sai…
…e Acosta pega rebote e marca de barriga; observado por Axel, o uruguaio comemora com Caio, autor do 1º gol

Apesar de enfrentar o Monte Azul na parte de cima da tabela, na terceira posição, o Cats se impôs e na metade do primeiro tempo já abriu o placar, em “blitz” diante da meta adversária. Na sequência de duas cobranças de escanteios, após arremesso lateral para a área o volante Gualberto recebeu passe do atacante Caio e bateu, porém foi travado, mas o próprio Caio se projetou, disputou a bola no alto e de coxa desviou para o gol: 1 a 0 para o Cats, aos 24 minutos.

No segundo tempo, o time da cidade de Monte Azul Paulista, atrás no marcador, saiu para o jogo e buscou o empate, em “cochilo” da defesa do Cats. Após troca de passes consciente, o lateral Renan recebeu um lançamento da direita que cruzou a extensão da pequena área do gol do arqueiro Thiago e bateu, sozinho, na saída do camisa 1 do Taboão: 1 a 1, aos 14. Mas a equipe do interior não teve tempo de se fechar para pelo menos garantir o empate e logo tomou o gol.

Um minuto depois, aos 15, após reinício de jogo, o zagueiro Vinicius Costa, no campo de defesa, fez um lançamento “à la Gerson” para Acosta, que avançou livre de marcação e na saída titubeante do goleiro Wander bateu para fazer o segundo do Cats. Como “fome de gol”, o camisa 9 não demorou a ampliar. Após a zaga rifar a bola, Gualberto ficou com a sobra e lançou, Acosta testou, o goleiro espalmou, o uruguaio pegou o rebote e fez de barriga: 3 a 1, aos 24 minutos.

Já nos acréscimos, aos 46, após cobrança de escanteio, o centroavante Elton ficou livre e cabeceou para diminuir: 3 a 2. O confronto ficou nervoso com reclamações de parte a parte, o árbitro Cesar Oliveira acresceu o tempo até 53 minutos e distribuiu mais cinco cartões amarelos após os 45 regulamentares, do total de 13 (dez para o Cats). Aos 49, Acosta recebeu cruzamento da esquerda na cara do gol e fuzilou para liquidar o jogo: quarto gol do Taboão e o terceiro dele.

Sorridente como um novato mesmo aos 40 anos, Acosta, que comemorou muito os gols com os (poucos) torcedores no estádio, destacou o faro de atacante. “Eu sempre falo, não é porque fiz três gols, mas se a bola chega, sei fazer gol, me posiciono bem na área, sei a hora certa, esperei para não ficar impedido e pude marcar. Devo agradecer aos meus companheiros, ao corpo técnico, e ao presidente, o salário é em dia, a gente só tem que se preocupar em jogar”, disse.

Após início desastroso do Cats no estadual, o técnico Axel manifestou grande satisfação “com o grupo neste momento”. “Desde que eu coloquei os pés aqui no Taboão, as coisas têm dado muito certo. Da forma que entramos na competição [na 3ª divisão, após desistência de um clube], fazendo [tendo que ampliar] o estádio, montando um time sem grandes recursos, com pouco tempo para trabalhar e proposta de permanecer na A3, já estamos acima da expectativa”, avaliou.

“Mostramos que com trabalho, humildade, esforço, entrega de cada um no dia a dia podemos ir longe. Hoje, ninguém sabe aonde podemos chegar. Para quem entrou na competição com todos pensando que íamos lutar para não cair e permanecer na A3, é uma resposta [que demos]. Falta uma rodada para terminar essa fase e já estamos classificados. A partida foi muito difícil, mas foi [fizemos] um jogo inteligente, foi uma vitória maiúscula”, completou o treinador.

Com a sétima vitória seguida em casa, o Cats subiu da quarta colocação para a posição que era do Monte Azul, terceiro lugar, com 31 pontos. O time do interior tem a mesma pontuação, mas o Taboão tem dois gols pró a mais. Antes de a bola rolar, o Cats manifestou apoio à causa autista, e um garoto autista deu o pontapé inicial. Na última rodada, todos os jogos serão domingo (16) às 10h. O Cats encara o Paulista, em Jundiaí. Mandante, o Monte Azul recebe o Noroeste.

FICHA TÉCNICA
> Cats-Taboão da Serra 4 x 2 Monte Azul
> Cats-Taboão da Serra – 1. Thiago Fernandes / 2. Vinicius / 3. André Luis / 4. Vinicius Costa (13. Dudu) / 5. Tiago Silva / 6. Willian / 7. Caio / 8. Gualberto / 9. Acosta / 10. Teco (16. Thiago Carioca) / 11. William Samurai (17. Wesley) – Téc.: Axel
> Monte Azul – 1. Wander / 2. Sávio / 3. Carlos Alberto / 4. Ronaldo / 5. Fábio Luis / 6. Renan / 7. Marcelo / 8. Jorge / 9. Elton / 10. Jovino / 11. Luís Guilherme – Téc.: Rafael Silva
> Árbitro – Cesar Luiz de Oliveira
> Gols – 7. Caio (Cats-Taboão) – 24 min 1º T / 6. Renan (Monte Azul) – 14 min 2º T / 9. Acosta (Cats-Taboão) – 15 min 2º T / 9. Acosta (Cats-Taboão) – 24 min 2º T / 9. Elton (Monte Azul) – 46 min 2º T / 9. Acosta (Cats-Taboão) – 49 min 2º T

JOGOS DA 18ª E PENÚLTIMA RODADA DO CAMPEONATO PAULISTA SÉRIE A3
Nacional 2 x 1 São Carlos
Desportivo Brasil 3 x 1 Flamengo-SP
Portuguesa Santista 3 x 0 Independente-SP
Cats-Taboão da Serra 4 x 2 Monte Azul
Inter de Limeira 2 x 1 Matonense
Noroeste 1 x 0 Catanduvense
Olímpia 0 x 2 Rio Branco
Grêmio Osasco 2 x 1 Paulista
São José 5 x 0 Marília

CLASSIFICAÇÃO APÓS A 18ª RODADA DO CAMPEONATO PAULISTA DA A3
01º (36 pontos) – Olímpia* (2 gols de saldo a mais do que a Inter de Limeira)
02º (36 pontos) – Inter de Limeira*
03º (31 pontos) – Cats-Taboão da Serra*
04º (31 pontos) – Monte Azul*
05º (30 pontos) – Rio Branco* (1 gol pró a mais do que o Desportivo Brasil)
06º (30 pontos) – Desportivo Brasil*
07º (28 pontos) – Portuguesa Santista* (11 gols de saldo a mais do que o Nacional)
08º (28 pontos) – Nacional*
09º (27 pontos) – São Carlos
10º (26 pontos) – Matonense
11º (25 pontos) – Grêmio Osasco (1 vitória a mais do que o Atibaia)
12º (25 pontos) – Atibaia
13º (24 pontos) – Noroeste (6 gols de saldo a mais do que o Marília)
14º (24 pontos) – Marília
15º (24 pontos) – Comercial**
16º (23 pontos) – São José**
17º (20 pontos) – Paulista**
18º (16 pontos) – Flamengo-SP**
19º (13 pontos) – Independente**
20º (09 pontos) – Catanduvense**

*zona de classificação (G8)
**zona de rebaixamento (Z6)

JOGOS DA 19ª E ÚLTIMA RODADA DO CAMPEONATO PAULISTA DA SÉRIE A3
Domingo (16), às 10h
Independente-SP x Olímpia – estádio Com. Agostinho Prada – Limeira
Monte Azul x Noroeste – estádio Otacília Patrício Arroyo – Monte Azul Paulista
Flamengo-SP x Comercial – estádio Antônio Soares de Oliveira – Guarulhos
Marília x Desportivo Brasil – estádio Bento de Abreu Sampaio Vidal – Marília
Rio Branco x Grêmio Osasco – estádio Décio Vitta – Americana
Matonense x Portuguesa Santista – estádio Dr. Hudson Buck Ferreira – Matao
Paulista x Cats-Taboão da Serra – estádio Dr. Jaime Pinheiro de Ulhoa Cintra – Jundiaí
Atibaia x Inter de Limeira – estádio Ítalo Mário Limongi – Indaiatuba
São Carlos x São José – estádio Prof. Luiz Augusto de Oliveira – Sao Carlos
Catanduvense x Nacional – estádio Sílvio Salles – Catanduva

> Compartilhe pela fanpage do VERBO ONLINE

comentários

>