Após atraso de carnê e filas, prefeitura de Taboão recua e prorroga IPTU até dia 17

Especial para o VERBO ONLINE

ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra

A Prefeitura de Taboão da Serra prorrogou por dez dias, até a sexta-feira da semana que vem, 17 de março, o prazo para pagamento da parcela única, à vista com desconto de 7%, ou da primeira parcela, sem desconto, do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) de 2017. A partir desta quarta, os contribuintes devem acessar o site da prefeitura e emitir a segunda via – clique aqui (é preciso digitar número da inscrição ou registro imobiliário que consta em carnês antigos).

Filas em lotérica e banco no centro de Taboão antes da prorrogação; IPTU de contribuinte entregue só nesta 3ª

O contribuinte que preferir poderá ir ao posto do Atende e pedir reimpressão com vencimento dia 17. A prefeitura diz que os boletos só poderão ser pagos até a nova data com a segunda via e em agências credenciadas dos bancos Itaú, Santander, Caixa Econômica Federal, além de casas lotéricas. O pagamento depois do vencimento, após o dia 17, terá multa e juros. Na opção de pagamento em dez vezes, a data das parcelas seguintes não muda, segue sempre no dia 7.

O governo Fernando Fernandes (PSDB) anunciou após o expediente bancário desta terça-feira a prorrogação para quem não conseguiu fazer o pagamento neste dia 7 de março, data que consta nos boletos. Teve de tomar a medida pelo excessivo atraso na entrega do carnê. A administração voltou a atribuir a demora na distribuição do imposto a uma medida da Febraban (Federação Brasileira dos Bancos), que implantou novo sistema de validação de cobrança.

Na sexta (3), a OAB em Taboão acionou a Promotoria de Justiça e Defesa dos Direitos do Consumidor para forçar a prorrogação do vencimento. Em resposta ao MP, o secretário municipal de Assuntos Jurídicos, Joel De Santics, admitiu que todos os carnês não haviam sido entregues até esta segunda-feira, véspera do vencimento, apesar de a prefeitura alegar em documento que o Correios garantiu que “100% dos carnês estariam entregues até a data de hoje [dia 6]”.

Com a decisão da prefeitura de assinar convênio com apenas três bancos, os contribuintes terão agora teste de paciência para pagar o imposto, mesmo após a medida favorável da prorrogação. O Itaú, aliás, não aceita pagamentos no caixa. Na prática, apenas correntistas vão conseguir pagar o IPTU via redes ou terminais eletrônicos, além da opção das casas lotéricas. Nesta terça-feira (7), sem ainda o anúncio da prorrogação, os locais de pagamento registraram filas.

SERVIÇO
Posto do Atende
Rua Elisabetta Lips, 55, região central (ao lado do Cemur); funcionamento de segunda a sexta, das 8h30 às 17h

> Compartilhe pela fanpage do VERBO ONLINE

comentários

>