ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, no Jardim Maria Rosa, Taboão da Serra
Na oitava rodada do Campeonato Paulista da 3ª divisão, neste sábado (4), o Cats-Taboão da Serra venceu o Desportivo Brasil por 1 a 0 em casa, no estádio José Feres, e não apenas deixou a zona de rebaixamento como se aproximou do grupo dos oito clubes que se classificarão à próxima fase. Com 11 pontos após a terceira vitória obtida, dois empates e três derrotas, o time subiu da 16ª para a 11ª posição, só dois pontos distante do G8, já após os jogos neste domingo.
O jogo começou com os dois times em busca do gol, mas o Desportivo Brasil, mesmo visitante, teve primeiro a melhor chance de marcar com Alef, que, porém, chutou para fora, aos 8 minutos. O Cats tinha maior posse de bola, mas sofria para furar a defesa adversária, até conseguir duas jogadas pelas laterais em que Willian invadiu a área e cruzou com perigo. Depois, em jogada aérea, o centroavante Acosta recebeu na área sozinho, mas cabeceou por cima do travessão.
O Cats voltou para o segundo tempo para passar a dominar a partida e logo colheu o resultado. Em jogada iniciada com troca de passes pela direita com o versátil marcador-apoiador Gualberto, o volante capitão Thiago Silva roubou a bola e bateu, o goleiro Gilberto espalmou. No rebote, no bico da pequena área, o atacante Caio não bobeou e bateu forte no alto para fazer 1 a 0 Cats, aos 6 minutos. Com o gol, o Desportivo Brasil se abriu e se expôs aos contra-ataques.
Com a saída de Acosta, o Cats ganhou velocidade com a entrada de Daniel, que atacou e atazanou a zaga adversária. Em bola parada, ele subiu mais alto que os oponentes, mas cabeceou por cima do gol. O Desportivo abusou das bolas aéreas, em vão. Na única “batida de cabeça” da defesa do Cats, Édipo ficou na cara do gol, mas caiu com a chegada de Chaba. O árbitro não viu pênalti. No fim, Wesley disparou de fora da área, mas Gilberto “voou” no canto e evitou o 2 a 0.
Autor do gol “de ouro”, Caio – que conquistou a condição de titular com a mudança tática do Cats após Adriano Gabiru deixar o elenco – exaltou a aplicação do time. “Conseguimos igualar o adversário na força e no segundo tempo nos sobressaímos, tivemos mais chances de gol e conseguimos sair com a vitória”, disse o camisa 7, para quem a orientação do técnico Axel no intervalo fez a diferença. “Ele fez alguns acertos – é segredo – para voltarmos melhor”, completou.
Axel considerou o jogo “bastante equilibrado, difícil”. “Taticamente deu bastante trabalho para neutralizar o Desportivo e criar alguma coisa, mas fomos felizes. Na segunda etapa, percebemos que íamos precisar um pouco mais de força, o Acosta sentiu, mas já íamos colocar o Daniel e ganhamos mais força na frente, para não deixar o adversário sair com tanta facilidade. Depois, colocamos o Wesley e tivemos mais consistência no meio, era o que estava faltando”, disse.
Com a vitória, após um início desastroso no estadual e mesmo sem ainda a conclusão da rodada, o técnico já lançou o discurso de subir à série A2 – uma divisão antes da elite do futebol paulista. “A equipe vem numa evolução, mas não alcançamos ainda o nível que queremos, que é estar no G8, permanecer, e depois brigar pelo acesso. Uma coisa de cada vez, queremos permanecer na A3, sim, mas tenho que pensar no que me está proposto na frente”, disse Axel.
A próxima rodada já é na quarta-feira (8). O Cats enfrenta, às 17h, em casa, no estádio José Feres, o São Carlos, terceiro colocado. Na zona de descenso, na 14ª posição, após derrota para o Cats, o Desportivo Brasil recebe, às 15h, no estádio Rocco, em Porto Feliz, a Portuguesa Santista, que chegou a 13 pontos e ocupa a última vaga do G8. A A3 classifica os oito primeiros para a sequência do Paulista e rebaixa os seis últimos ao final da atual fase (Z6) – faltam 11 rodadas.
FICHA TÉCNICA
> Cats-Taboão da Serra 1 x 0 Desportivo Brasil
> Cats-Taboão da Serra – 1. Thiago / 2. Weslen (14. William) / 3. André Luis / 4. Chaba / 5. Tiago Silva / 6. Willian / 7. Caio / 8. Gualberto / 9. Acosta (18. Daniel) / 10. Thiago Carioca (16. Wesley) / 11. Danilo – Téc.: Axel
> Desportivo Brasil – 1. Gilberto / 2. Wendel / 3. Glauco / 4. Rodrigo / 5. Wellington / 6. Anderson / 7. Felipe (18. Vinicius) / 8. Leonardo (16. Luiz Henrique) / 9. Julio Cesar (17. Édipo) / 10. Edson (15. Wesley) / 11. Alef – Téc.: Caio Zanardi
> Gol – 7. Caio (Cats-Taboão da Serra) – 6 min 2º tempo
> Compartilhe pela fanpage do VERBO ONLINE