ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Embu das Artes
O Carnaval em Embu das Artes teve abertura neste sábado (25) com apresentação de três blocos de rua – Barata, Desbundasartes e Kambinda – que começou à tarde e entrou pela noite na praça central e Centro Histórico da cidade, em festa popular que fez a alegria de centenas de moradores, turistas e até lojistas que não resistiram à “verdadeira” folia de momo. Pessoas de todas as idades e famílias inteiras fantasiadas ou com simples adereço brincaram a valer.
Após o bloco do Barata, o irreverente Desbundasartes colocou no largo 21 de Abril o marcante estandarte e banda eletrizante – com um dos músicos com as nádegas aparente por baixo de rasgo na calça – e levou o público a cantar e pular ao som das tradicionais marchinhas, além da composição carnavalesca do grupo, com a letra “Primeiramente! / Sem presidente / Vem pra rua com a gente / Vem pra cá Desbundar”, em crítica ao “desgoverno” Michel Temer (PMDB).
Depois de “esquenta” vibrante no “marco zero” de Embu, diante do coreto tomado de foliões com sorrisos largos, o Desbundasartes iniciou desfile por travessa a caminho do Museu dos Jesuítas, quando uma comerciante foi até a porta do estabelecimento e gingou com os dedos indicadores para o alto. “Sou lojista e moro aqui há mais de 25 anos, esse é o verdadeiro Carnaval, tem marchinha, é família. Só não estou lá também por estar trabalhando”, disse Marli Finco, 57.
O Desbundasartes arrastou os foliões até a frente do antigo templo católico símbolo da fundação de Embu e realizou performance no local em recado de que já faz parte da história de Embu, com cinco anos de existência, e reafirmação da instigante ideia da convivência entre sagrado e profano. O bloco desfilou com um mini-carro alegórico com boneco (laranja) de Donald Trump fazendo biquinho e de brincos, em sátira ao polêmico presidente dos Estados Unidos.
“No Carvanal de Embu temos sempre a vontade de fazer a desconstrução de certas coisas estabelecidas. Essa estrutura montada é um Trump afeminado e em cima do muro, que representa a posição do presidente contra todas as minorias e sobre a proibição aos imigrantes na fronteira com o México. Isso é ótimo para o Carnaval. Já a concentração em frente à igreja é a mesma coisa de Nossa Senhora na avenida lá em São Paulo”, disse o artista plástico Renato Gonda.
Depois, o Desbundasartes retomou o desfile entre barracas da feira de artes e mesas de bares, cujos frequentadores também caíram na folia. Quando já era noite, o grupo voltou à praça e encontrou o bloco da Kambinda, do Teatro Popular Solano Trindade, idealizado pela artista Raquel Trindade. Após encontro dos estandartes, a folia terminou com a dança do maracatu. O Carnaval em Embu segue neste domingo, no centro, e segunda e terça, no Jardim Santa Tereza.
Em janeiro, o então prefeito interino Hugo Prado (PSB) anunciou que não liberaria verba para o Carnaval por causa do endividamento da prefeitura. O prefeito eleito Ney Santos (PRB) assumiu o cargo e manteve a decisão. “O Carnaval é uma festa popular. A participação da prefeitura é apoio, foi fazer ofício à Polícia Militar, à GCM [Guarda] para segurança e pedir para o trânsito fechar a rua. Só isso, não teve custo nenhum”, disse a secretária de Cultura, Rosana Almeida.
“O Carnaval é muito válido, mas tem que começar no dia seguinte que terminou, eles [blocos] têm que se organizar, não depender da prefeitura para fazer”, afirmou Rosana. “Foi uma luta dos blocos, havia inicialmente a intenção de não ter Carnaval. Depois de reuniões, teve apoio do governo, que é excelente, na infraestrutura, com banheiros químicos. Embu tem que se fortalecer no Carnaval de rua, com participação popular, criança brincando junto”, ressaltou Gonda.
PROGRAMAÇÃO DO CARNAVAL EM EMBU DAS ARTES 2017 – gratuito
Centro
Neste domingo (26), das 15h às 20h
Apresentação dos blocos do Barata, Desbundasartes e Kambinda
Local: largo 21 de Abril, centro (em frente ao Banco do Brasil)
Santa Tereza
Nesta segunda-feira (27)
14h – Abertura com DJ e música
16h às 20h – Apresentação dos blocos Kambinda e Desbundasartes
Local: rua Belgrado, Jardim Santa Tereza
Santa Tereza
Terça-feira (28)
14h – Abertura com DJ e música
16h às 20h – Apresentação dos blocos Unidos do Santa Tereza e Menino Arteiro
Local: rua Belgrado, Jardim Santa Tereza
Realização: Liga Independente de Blocos Carnavalescos e Escolas de Samba de Embu
> Compartilhe pela fanpage do VERBO ONLINE