ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra
Eleito 1º-secretário da Câmara de Taboão da Serra durante a posse da 14ª legislatura, em 1º de janeiro, o vereador Cido (DEM) teve de renunciar na terça-feira (7), na primeira sessão no ano, ao cargo na mesa-diretora para compensar o descumprimento de acordo com Professor Moreira (PSD), de que o colega presidiria a Comissão de Justiça e Redação, a mais poderosa da Casa. Vereador Moreira (ex-PT) é aliado de Aprígio, desafeto do prefeito Fernando Fernandes (PSDB).
A “renegociação” de cargos foi revelada pelo site “Taboão em Foco”. “Venho à tribuna para protocolar a essa presidência a minha renúncia de cargo de primeiro-secretário da mesa-diretora da Câmara Municipal de Taboão da Serra. Senhores vereadores, fui eleito presidente da Comissão de Justiça e Redação, acredito que tenho longos trabalhos ao lado do vereador Eduardo Nóbrega e com o vereador Waines Moreira Alves [Professor Moreira]”, disse Cido, para despistar.
A justificativa real, porém, é que o grupo que ganhou a presidência da Câmara – formada por sete vereadores – não cumpriu o acordo com o único parlamentar da oposição porque indicariam uma ruptura efetiva com Fernando. Diante do racha na base governista pela direção da Casa, Professor Moreira foi o “fiel” da balança para a vitória do “G7”, a eleição de Joice Silva (PTB) presidente, contra o grupo que apoiava o candidato do prefeito, Carlinhos do Leme (PSDB).
Depois de “usar” Moreira para ter o voto de desempate, o “G7” não manteve a palavra diante da pressão e promessa de retaliação do prefeito. Como resultado, a reunião a portas fechadas durante a sessão consumiu cerca de dez horas para costurar o descumprimento do acerto. “Acordos são feitos para serem cumpridos”, reclamou Moreira, que, porém, teve o “prêmio de consolação”. Eleito às pressas já em sessão extraordinária, o único oposicionista recebeu os 13 votos.
Apesar da visibilidade na mesa, o 1º-secretário tem papel essencialmente burocrático ao auxiliar o presidente nos trabalhos da sessão. Já o presidente da Comissão de Justiça e Redação, com os demais membros, decide sobre a legalidade ou constitucionalidade de um projeto e se manifesta acerca de contratos e da organização administrativa da prefeitura (criação de cobiçados cargos) e da licença do chefe do Executivo – pode impor dificuldades ao prefeito.
VEJA ELEITOS PARA COMISSÕES PERMANENTES DA CÂMARA MUNICIPAL DE TABOÃO DA SERRA
> Comissão de Redação e Justiça
Presidente: Cido (DEM)
Vice-Presidente: Professor Moreira (PSD)
Membro: Eduardo Nóbrega (PSDB)
> Comissão de Finanças e Orçamento
Presidente: Ronaldo Onishi (SD)
Vice-Presidente: Marcos Paulo (PPS)
Membro: Érica Franquini (PSDB)
> Comissão de Educação, Saúde e Assistência Social
Presidente: Eduardo Nóbrega (PSDB)
Vice-Presidente: Alex Bodinho (PPS)
Membro: Rita da Saúde (PSDB)
> Comissão de Segurança Pública
Presidente: Érica Franquini (PSDB)
Vice-Presidente: Cido (DEM)
Membro: Eduardo Nóbrega (PSDB)
> Comissão de Transportes Urbanos
Presidente: Marcos Paulo (PPS)
Vice-Presidente: Johnatan Noventa (PTB)
Membro: Carlinhos do Leme (PSDB)
> Comissão de Defesa do Meio Ambiente
Presidente: Ronaldo Onishi (SD)
Vice-Presidente: André da Sorriso (PSDB)
Membro: Carlinhos do Leme (PSDB)
> Comissão de Direitos Humanos
Presidente: Priscila Sampaio (PRB)
Vice-Presidente: Rita da Saúde (PSDB)
Membro: Professor Moreira (PSD)
> Comissão de Defesa do Consumidor
Presidente: Cido (DEM)
Vice-Presidente: Rita da Saúde (PSDB)
Membro: Priscila Sampaio (PRB)
> Comissão de Serviços Públicos e Atividades Privadas
Presidente: André da Sorriso (PSDB)
Vice-Presidente: Marcos Paulo (PPS)
Membro: Ronaldo Onishi (SD)
Fonte: Câmara Municipal de Taboão da Serra
> Compartilhe pela fanpage do VERBO ONLINE