Tensa, posse em Taboão será às 18h no Cemur; Joice desponta para presidente

Especial para o VERBO ONLINE

ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra

O prefeito reeleito de Taboão da Serra, Fernando Fernandes (PSDB), o vice-prefeito reeleito, Laércio Lopes (PTB), e os 13 vereadores da cidade (nove votados para mais quatro anos de mandato entre 11 que concorreram e quatro novatos) tomam posse neste domingo (1º), às 18h, no Cemur (centro) – a sessão solene é aberta ao público, que não precisa ter convite para entrar. Os vitoriosos nas urnas em 2 de outubro irão governar e legislar até 31 de dezembro de 2020.

Vereadora Joice Silva (PTB), que surge como forte candidata à presidência, é diplomada no último dia 14
Joice, que surge como forte nome à presidência apesar de não apoiada por Fernando (ao fundo), é diplomada 

Serão empossados os vereadores reeleitos André da Sorriso (PSDB), Carlinhos do Leme (PSDB), Eduardo Nóbrega (PSDB), Érica Franquini (PSDB), Joice Silva (PTB), Cido da Yafarma (DEM), Marcos Paulo (PPS), Ronaldo Onishi (SD) e Professor Moreira (PSD), e os vereadores que assumem pela primeira vez: Alex Bodinho (PPS), Johnatan Noventa (PTB), Priscila Sampaio (PRB) e Rita da Saúde (PSDB). Mais votado, Nóbrega conduzirá a sessão até a eleição do presidente.

Em seguida à posse, na mesma sessão, o Legislativo terá a eleição da mesa-diretora para o biênio 2017-2018. A votação é aberta, realizada entre os 13 parlamentares, que escolherão entre os pares o próximo presidente da Câmara, o vice-presidente, o primeiro-secretário e o segundo-secretário. Neste processo de escolha pelo voto direto que promete ser quente, a tensão deve tomar contar dos membros da Casa, após o clima festivo e cordial durante ingresso nos cargos.

De acordo com o site “Taboão em Foco”, Carlinhos do Leme está prestes de novo a “morrer na praia”. Nem mesmo com o apoio explícito de Fernando, ele conseguiu conquistar o sétimo voto e ganhar a presidência da Câmara – no final de 2014, também começou como favorito. Entre um dos vários motivos, a eleição de Carlinhos manteria o poder de Nóbrega na Casa e o fortaleceria na eleição a prefeito em 2020. Carlinhos nega com veemência tal possibilidade.

Conforme o “TF”, a presidência será disputada por dois grupos. No primeiro, estão os vereadores Carlinhos do Leme, Eduardo Nóbrega, Alex Bodinho, Rita da Saúde, Érica Franquini e Priscila Sampaio. No outro, Joice Silva, André da Sorriso, Marcos Paulo, Johnatan Noventa, Ronaldo Onishi, Cido e Professor Moreira. Joice surge como uma solução possível e necessária, diante da negociação conturbada e tropeços na articulação capitaneada pelo prefeito Fernando.

Ainda segundo o site, Fernando fez de tudo para eleger Carlinhos. Chegou a oferecer secretaria, ameaçar demitir livres-nomeados indicados por vereadores. Após ser convencido de que não teria o sétimo voto para o “pupilo”, tenta atenuar a derrota. Fernando teria como saída ver na presidência dois vereadores com os quais tem relação péssima, André da Sorriso, até então favorito na disputa, e Marcos Paulo, articulador do grupo – eles negam rusgas com o prefeito.

Nesta sexta, no “apagar das luzes” do ano, André soltou informe de que é candidato e com apoio do prefeito. “Tenho como meta fazer uma gestão de paz e muito harmônica com o Executivo para poder garantir ainda mais avanços para a nossa amada cidade, disse. Mas o ceticismo cerca o nome de André, que já criticou o estilo de governar de Fernando. Assim, Joice deve virar presidente – entraria para a história como a primeira mulher a comandar a Câmara de Taboão.

> Compartilhe pela fanpage do VERBO ONLINE

comentários

>