Sem ‘povo’ e ‘à capela’, Chico abre avenida ‘estratégica’ ao deixar prefeitura

Especial para o VERBO ONLINE

ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Embu das Artes

O prefeito Chico Brito (sem partido) inaugurou na quinta-feira (29) a nova avenida Vereador Jorge de Souza, na região central de Embu das Artes, um corredor de 1.200 metros de extensão com início na rua João Batista Medina, área do centro histórico, e término na avenida Elias Yazbek, na saída para a rodovia Régis Bittencourt.  A via passou por obras de alargamento, duplicação, recapeamento e implantação de guias, sarjetas, drenagem e iluminação com 49 postes.

Chico Brito descerra identificação da nova avenida Ver. Jorge de Souza, com 1,2 km de extensão
Chico Brito descerra identificação da nova av. Ver. Jorge de Souza (região central), com 1,2 km de extensão

A avenida – que leva nome de vereador de Embu de 1977 a 88 – teve também a construção de rotatórias para dar mais fluidez ao tráfego, com a eliminação do semáforo sob o viaduto Iwao Nakajima e alargamento da ponte sobre o rio Embu-Mirim. O projeto prevê lombadas para redução de velocidade e travessias para deficientes físicos, mas não foram implantadas. A máxima na via é de 50 km/hora. A obra custou R$ 7.295.983,20, financiados pela concessionária SP Vias.

“É [a realização de] um compromisso que assumimos com o povo da cidade, de garantir mobilidade. E uma das formas é viabilizar avenidas. É um alargamento importante, tínhamos um estrangulamento, aos sábados, quando ocorre a feira [de arte], o trânsito chegava à [avenida] Elias Yazbek. Hoje, não tem aquele trânsito, tiramos os faróis e colocamos as rotatórias, que garantem fluidez e segurança. Alargamos dois metros e meio de cada lado da pista”, ressaltou Chico.

Chico destacou a obra sob o viaduto. “Não tem nenhum risco, foi feito um estudo por um escritório de engenharia de São Paulo super competente, que viu que as pilastras estavam afastadas quatro metros. Tiramos a terra e fizemos o reforço necessário”, disse. O projeto em questão foi doado pela pedreira Embu S/A. O presidente da Acise (associação empresarial) e gerente da Pedreira, Batista Rodrigues, classificou a nova avenida de “sonho” contra congestionamentos.

Chico avaliou que a avenida, prevista no Plano Diretor de 2012, é “estratégica”. “O fluxo está extremamente favorável, isso traz desenvolvimento. Aqui em frente, vai sair um novo centro comercial, da Bobinex, que comprou o terreno. O fórum e a rodoviária estão aqui [na via]. Essa região será um novo polo de comércio e serviços, teremos mais emprego e renda gerados na cidade. É uma satisfação grande entregar no último dia útil do meu mandato essa obra”, afirmou.

O prefeito procurou justificar não ter entregue o Parque da Juventude, no Jardim São Marcos, após desistência de empreiteira, e o Parque da Várzea, por falta de repasse de recurso “necessário” pelo governo federal. “Eu cumpri nestes oito anos de mandato 80% das obras que botei no meu plano de governo. Esta aqui não estava e realizei”, afirmou. A inauguração da nova avenida atrasou seis meses, prevista para junho – o governo chegou a anunciar para outubro.

Sem som e em pátio de comércio, Chico discursa na entrega da última obra no derradeiro 'dia útil' de governo
Sem som e em pátio de comércio, Chico discursa na entrega da última obra no derradeiro ‘dia útil’ de governo

Chico fez a inauguração diante de menos de 50 pessoas e sem palco e som – usou o “gogó” e pátio de revendedora de carros. Em 2015, no Jardim do Colégio, ao abrir um centro cultural e esportivo, disse que entregaria no fim do mandato uma obra marcante, a sugerir que seria também na periferia ou com grande apelo popular. O empresário Victor Piraquê aprovou, porém, a avenida. “Isso aqui era um trilho, só passava um carro”, disse o dono de comércio em frente.

Estiveram presentes na inauguração a presidente em exercício da Câmara Municipal, vereadora Rosana do Arthur (PMDB), o vereador Jefferson do Caminhão (PSDB), os secretários municipais Nelson Pedroso (Obras), José Ovídio (Desenvolvimento Urbano) e Carlos Pereira (Trânsito), entre outros, e Sandra Mavrommatiz, proprietária de terrenos no entorno da avenida. Também compareceu o vice-prefeito eleito (com posse suspensa) Dr. Peter Calderoni (PMDB).

> Compartilhe pela fanpage do VERBO ONLINE

comentários

>