ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Embu das Artes
O prefeito Chico Brito (sem partido) admitiu que a maternidade de Embu das Artes, fechada para reforma há cinco meses, pode não ser reaberta neste ano, quando deixa o governo. Ele tinha dito a uma liderança política da cidade que entregaria a única unidade pública para partos no município no dia 19 de novembro, neste sábado, de acordo com a interlocutora. Chico não fez anúncio oficial, mas prometeu desde o início da obra que a reinauguração seria neste mês.
Chico disse no último sábado (12) que a entrega da maternidade municipal está prevista para dezembro, mas que poderá ficar para o ano que vem, quando não será mais prefeito. “Até o final de novembro, concluímos a obra. Fizemos licitação para compra de novos equipamentos, vamos botar todos equipamentos novos. Concluindo a obra até final de novembro e chegando os equipamentos até início de dezembro, vamos inaugurar [ainda neste ano]”, afirmou.
“Eu farei o impossível para reabrir a maternidade ainda no meu mandato, estamos trabalhando para isso. Pode acontecer de não reabrir no meu mandato? Pode, se os equipamentos que compramos não chegar a tempo. Mas eu fiz uma reunião com a equipe [da Secretaria da Saúde], está tudo programado para reabrir ainda este ano”, afirmou Chico em entrevista ao VERBO. O equipamento está fechado para reforma – anunciada às pressas – desde 16 de junho.
Chico desconversou sobre ter dito a uma liderança da cidade que reabriria a maternidade na data deste sábado. Ele fez a promessa no mês passado em meio às eleições municipais, após ser acusado por candidatos a prefeito aliados de falta de gestão e planejamento para o fechamento e de que não reinauguraria a tempo, antes do fim do ano. “Eu disse a você [repórter] isso [reabrir dia 19]? Então, vale o que eu falei da minha boca, não da boca de outras pessoas”, disse.
Ao inaugurar creche no Valo Verde em setembro, Chico afirmou, porém, que reinauguraria a maternidade neste mês. “É mais uma obra que vamos entregar. Lá pelo dia 15 de novembro, início da segunda quinzena de novembro eu entrego a maternidade reformada com garantia de privacidade para a gestante, para o seu companheiro que for visitar”, disse. O Ministério Público Federal cobrou garantia de visita, mas após a prefeitura anunciar a reforma e não obrigou fechar.
Ele reagiu com ironia aos adversários sobre a reabertura. “Estão falando por aí que alguém vai entregar em janeiro, mas infelizmente vou entregar antes. Infelizmente para essas pessoas, até porque meu compromisso com o povo é entregar este ano, entrego a maternidade reformada ainda este ano”, disse. Criticado por nunca conseguir inaugurar obra no prazo, Chico agora não descarta deixar para o prefeito eleito Ney Santos (PRB) a reabertura da maternidade.