Aprígio garante Félix no governo, e ajudará a criar subprefeitura no Pirajuçara

Especial para o VERBO ONLINE

PEDRO HENRIQUE FEITOSA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra

O candidato a prefeito de Taboão da Serra Aprígio (PSD) garantiu a participação do ex-vereador Paulo Félix em seu governo caso seja eleito, ao discursar no lançamento oficial da candidatura de Cida (PC do B), mulher de Félix, a vereadora em evento com a presença de uma militância animada na manhã deste domingo (11), no comitê da coligação, na estrada Kizaemon Takeuti no Clementino. Além de Félix, o candidato a vice Luiz Lune esteve presente.

Aprígio disse ter incentivado Félix a lançar a mulher para disputa a vaga na Câmara. “O Paulo iria ser candidato e eu mesmo disse a ele várias vezes: deixa a Cida, coloca a Cida, que é uma pessoa que conhece os movimentos, sabe das necessidades das pessoas. E você vai ficar no meu governo cuidando dos movimentos. O Paulo vai cuidar do movimento de moradia na prefeitura e eu quero ver qual é o problema que vai segurar projeto do movimento”, falou.

Aprígio, Cida, Félix, Lune e Toninho do PC do B fazem gesto da vitória em lançamento da candidata a vereadora

Ao VERBO, Aprígio reafirmou a confiança em Félix, mas foi cauteloso sobre o lugar do aliado em eventual governo. “Ele é um dos caras responsáveis pela moradia, pode ter um cargo na prefeitura, mas também pode ter um cargo no movimento. Ele vai ser responsável de cobrar da prefeitura o resultado. Não quer dizer que ele vai trabalhar na prefeitura, pode ser contratado dos movimentos e a prefeitura vai dar o suporte para que consiga os resultados”, disse.

Félix fez um dos discursos mais inflamados do ato, a ponto de se emocionar ao falar da família, em especial da mãe, que foi lavadeira e não chegou a ver seu crescimento na carreira política – ele foi vereador por 26 anos em Taboão, em trajetória em que foi militante “radical” do PT, desertou para compor com prefeiturável do PMDB, aderiu ao prefeito Fernando Fernandes (PSDB), fez oposição dura ao governo Evilásio Farias (PSB) e depois virou líder de Evilásio.

À reportagem, Félix, líder do MST (Movimento dos Sem-Terra), disse aceitar fazer parte de governo de Aprígio e estar preparado para qualquer cargo. “Tem coisa que a gente não escolhe, é escolhido. Eu acho que os meus seis mandatos como vereador e presidente da Câmara me capacitaram para exercer qualquer função pública. Se for à [Secretaria de] Habitação estarei lá e se for a outro lugar estarei também. Sou um soldado e soldado não recusa ordens”, afirmou.

Apesar de Aprígio dizer preferir Cida para disputar a eleição em vez do aliado e do ex-vereador se colocar para assumir outra missão, Félix era candidato à Câmara e desistiu de concorrer em favor da mulher por temer ter a candidatura impugnada pela Justiça por ter sido condenado pela participação quando vereador nos anos 1990 em congressos de vereadores julgados irregulares. A coligação de Fernando, hoje ferrenho adversário, entrou com a ação de impugnação.

Estrela do evento, Cida enfatizou a importância da participação do movimento liderado pelo marido na campanha e a confiança que deposita em Aprígio. “Nesses quatro anos a gente não deixou de trabalhar, estou preparada e tenho certeza que tudo vai dar certo. Tem muita gente ainda que não tem moradia, mora mal e pretendo continuar o trabalho do Paulo. A saúde é um problema sério, acho que terceirizaram, mas a prefeitura tem condição de administrar”, disse.

“Na educação, o que mais se vê é a placa ‘cuida-se de criança’. É preciso que a prefeitura faça mais creches, as nossas mães precisam trabalhar e não tem condições de pagar uma pessoa para cuidar dos filhos”, acrescentou Cida. Com o impedimento de Félix em concorrer, Cida disputou uma cadeira no Legislativo já na eleição passada, foi a quinta mais votada com 2.292 votos, mas com a não computação de votos de candidato da coligação impugnado não se elegeu.

Do mesmo partido da candidata e do ex-vereador, Lune fez um rápido, porém, empolgado discurso, afirmando que com o apoio de Cida e Félix a coligação vai mudar o rumo da disputa municipal e que Félix o ajudará em seu projeto de criar uma subprefeitura na região do Pirajuçara. “O Paulo vai trabalhar não só na questão da moradia, mas ajudando a dar dignidade à população”, disse. O presidente do PC do B de Taboão, Toninho Andrade, também ocupou o palco.

comentários

>