RÔMULO FERREIRA
Reportagem do VERBO ONLINE, em Taboão da Serra
O candidato a prefeito de Taboão da Serra José Vicente Buscarini (PV) teve a condição de “deferido” revista para o status inicial, de “aguardando julgamento”, como os demais adversários que concorrem à prefeitura, por erro de lançamento da Justiça motivado pela troca do candidato a vice, de acordo com a 324ª Zona Eleitoral (centro). Paulo Silas (PHS) desistiu da disputa e foi substituído pelo empresário Betinho (PV) como companheiro de chapa de Buscarini.
Na manhã de quinta-feira (25), o sistema do Tribunal Superior Eleitoral apontou que o pedido de registro de candidatura de Buscarini estava “deferido”, aceito pela Justiça – todos os candidatos cadastrados no TSE são autorizados a fazer campanha, mas ainda precisam ser oficializados, julgados se não têm nenhum impedimento eleitoral ou criminal. No fim do dia, o cadastro do candidato voltou ao estágio anterior – Buscarini não tinha “largado na frente”.
Buscarini chegou a virar notícia como sendo o primeiro candidato a prefeito de Taboão – e da região – a ter o registro deferido pelo TSE nas eleições neste ano, e a dizer que recebia “com muita satisfação” o fato. “Inicialmente, é um privilégio ser o primeiro. Segundo, comprova que eu sou ficha limpa de verdade. E atribuo também a toda a competência da minha equipe, que conseguiu dentro dos prazos apresentar toda a documentação”, disse o candidato.
Buscarini disse crer que os adversários teriam também o registro aceito. “Até que se prove que o cidadão teve uma conduta que impeça, todos são candidatos. Talvez alguns terão um pouco mais de dificuldade, terão que apresentar algumas certidões, não está tão confortável. Tem gente até apostando que alguns serão impugnados, há notícia de que contra algumas candidaturas foi pedida a impugnação, mas só a Justiça pode falar. Vamos aguardar”, disse.
À espera de que as demais candidaturas sejam deferidas e provoquem o segundo turno, Buscarini disse “torcer” para “que todos saiam” candidatos. “É uma eleição de dois turnos, é importante, todos podem colocar suas ideias, plataformas de governo, para que a população tenha opção de escolher o melhor. Agora, estou muito feliz com essa homologação, que o resultado ao final da eleição seja igual, que eu possa chegar em primeiro”, disse. Mas ele segue “aguardando julgamento”.
“Foi lançado de forma errada, depois voltou ao estágio anterior. Como teve substituição [do vice], tem que aguardar o prazo de [eventual] impugnação, cinco dias. Depois [se não houver pedido contra o novo vice], a gente lança os dois, mas não pode julgar o da frente [prefeito] sem antes o de trás [vice] estar ok”, disse ao VERBO o chefe do cartório da 324ª ZE, Manoel Sanches. Buscarini anunciou o novo vice no dia 19, mas o registro de Betinho só ocorreu no dia 24.