Após propaganda, Ney Santos plagia plano de governo de candidato da Paraíba

Especial para o VERBO ONLINE

RÔMULO FERREIRA
Reportagem do VERBO ONLINE, em Embu das Artes

O candidato a prefeito de Embu das Artes Ney Santos (PRB) registrou no sistema do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sobre candidaturas o plano de governo para administrar o município, para os eleitores embuenses conhecerem as propostas do postulante para votar consciente, mas as diretrizes não são do prefeiturável Ney, mas plágio (cópia) de plataforma de um candidato a prefeito de uma cidade da Paraíba em eleição municipal passada, há quatro anos.

Ney-Proposta-CC
Ney, cujos “compromissos com Embu” são cópia de plano de governo de candidato na Paraíba, aborda eleitor

No início do plano de governo, Ney lista o que chama de “Nosso compromisso com Embu das Artes”, mas todos os cinco tópicos são plagiados do programa do candidato Sales Lima (DEM) para Piancó, município no sertão paraibano com cerca de 20 mil moradores (mais de dez vezes menor do que Embu em população). Em 2012, Lima foi eleito em coligação de 13 partidos, inclusive o PT, alvo de ataques de Ney em Embu. O prefeito disputa a reeleição neste ano.

No tópico inicial, Ney só usa um sinônimo para diferenciar da palavra original, além da troca óbvia de cidade. Ele diz como primeiro “compromisso”: “Governar a estância turística de Embu das Artes com coerência, seriedade, democracia, objetividade e, principalmente com o propósito de melhorar cada dia mais a qualidade de vida das pessoas” – o candidato paraibano começa o primeiro item dizendo “Administrar Piancó…”, e o resto é igual ao texto copiado por Ney.

Como próximo compromisso “com” Embu, Ney é ainda mais “surpreendente” ao copiar na íntegra, palavra por palavra, a diretriz de terceiro, até na ordem apresentada, em segundo lugar. O candidato do PRB plagia: “Primar pela eficiência da prestação dos serviços públicos ao cidadão, com a participação democrática dos moradores em todas as decisões importantes do bairro, da região e da cidade e do município” – termo até inadequado para a realidade de Embu.

No terceiro tópico, Ney só substituiu “estabelecimento” por “estabelecer” e “abastados” por “favorecidos”. No quarto e quinto itens, mudou só o início e copiou todo o resto – “…com participação cidadã, garantindo a presença da prefeitura nos espaços privatizados ou abandonados e propiciando a participação popular no poder local” e “…com transparência administrativa, auto fiscalização democrática sobre as ações da prefeitura e o uso dos recursos públicos”.

Ney tem se revelado um “especialista” em se apropriar de material alheio. Além do plano de governo, ele aparece em propaganda eleitoral plagiada do candidato a prefeito de São Paulo Fernando Haddad também em 2012, conforme revelou o VERBO. Ney ataca o PT em Embu e diz condenar a corrupção, mas se inspira em material de candidato do PT com assinatura do marqueteiro João Santana, preso e réu na Operação Lava Jato. Procurado, Ney não se manifestou.

PLANO DE GOVERNO DE NEY SANTOS A PREFEITO NESTE ANO E DE SALES LIMA PARA PIANCÓ (PB) EM 2012

Plano de Governo Ney

 

comentários

>