RÔMULO FERREIRA
Da Redação do VERBO ONLINE
Depois de 20 anos afastado da política, o ex-prefeito José Vicente Buscarini (PV) confirmou a candidatura à prefeitura de Taboão da Serra em convenção partidária no último domingo (31), na escola estadual Lúcia de Castro Bueno, no Parque Pinheiros. Buscarini, que governou a cidade por dois mandatos – o primeiro de 1982 a 1988 e o segundo de 1993 a 1996 -, evitou criticar diretamente opositores, mas disse saber governar melhor do que qualquer outro.
Buscarini procurou responder a quem não acreditava que ia sair candidato ou torcia contra, em crítica vista como dirigida ao prefeito e candidato à reeleição Fernando Fernandes (PSDB), que ao tentar evitar o segundo turno considera apenas um adversário real, o ex-vereador Aprígio (PSD). “Tinha gente aí na cidade que dizia que o Buscarini não ia chegar, porque só tinha um partido, e hoje estamos mostrando a qualidade do nosso grupo”, discursou.
Buscarini apontou que vai apresentar soluções para Taboão, contra a tática recorrente na política da cidade de ataques pessoais entre candidatos que polarizam a disputa. “Não vamos atacar ninguém, não precisamos fazer isso, mas uma coisa eu digo: nós fazemos melhor”, disse. Para ele, o problema de Taboão é a forma como é administrada. “Temos que fazer funcionar o que já existe. O que falta nessa cidade é responsabilidade administrativa”, disse Buscarini.
Candidato a vice, o advogado e ex-vereador Paulo Silas (PHS) fez elogios a Buscarini e recordou seu mandato de vereador em que foi presidente da Câmara, durante o primeiro governo do aliado. “Quem conheceu Buscarini prefeito e Paulo Silas na Câmara sabe a grande diferença que fizemos nesta cidade”, disse. Silas criticou Fernando ao sugerir que apoiadores do prefeito estavam sendo pagos para participar da convenção do PSDB, no mesmo horário.
“Eles estão com o ginásio cheio, com 5 mil pessoas ganhando dinheiro para levantar bandeira. Aqui ninguém está ganhando dinheiro, vocês vieram porque acreditam no projeto de mudança dessa cidade”, disparou Silas. “Eles estão desesperados, porque quando anunciamos a dupla Paulo Silas e Buscarini fizeram de tudo para desestabilizar o nosso grupo e estou mais forte do que ontem para ganhar essa eleição. Essa eleição é nossa”, falou.
A coligação “De Volta Para o Futuro” – mesmo slogan utilizado por Buscarini na campanha em 1992, em que derrotou Fernando -, é composta por PV, PRTB, PP, PMN, PHS e PRP, que oficializaram 40 candidatos a vereador. Cerca de mil pessoas participaram da convenção. Além dos pré-candidatos e apoiadores, compareceram os presidentes dos partidos coligados, o secretário de Meio Ambiente de Osasco, Carlos Marx (PV), e o vereador de São Paulo Abou Anni (PV).