ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Itapecerica da Serra
A 38ª Festa do Peão de Itapecerica da Serra virou um perfeito “Cabaré” com os veteranos Leonardo e Eduardo Costa, que levaram ao palco a marca da irreverência da dupla ainda mais aguçada com o “recinto” favorável e clássicos da música sertaneja para vibração dos fãs, na segunda noite do rodeio, já na madrugada deste domingo (10). Os carismáticos cantores fizeram show em grande produção com cenário a caráter e exuberantes bailarinas.
Depois de princípio de vaia pela demora do início do show, que só começou à 0h45, Leonardo e Eduardo Costa surgiram, após a entrada das dançarinas, e já ganharam o público com uma abertura estrondosa, com a interpretação de sucesso de João Mineiro e Marciano, não sem piadas picantes. “A gente virou alvo, o pessoal falava que a gente no palco fala muita besteira. Eles queriam que a gente fizesse um ‘Cabaré’ e rezasse”, disse o “gozador” Leonardo.
Os sertanejos também fizeram jus à fama de “beberrões”, além de fazerem graça ao saudarem o público e a si mesmos. “Boa noite, Itapecerica! E aí, meu companheiro pé-de-cana, cachaceiro?”, disse o parceiro de Leonardo. “Eduardo Costa, que prazer poder trazer o nosso ‘Cabaré’ aqui para Itapecerica, esse povo gostoso, maravilhoso, suculento”, falou o amigo. “Vamos beber uma pinga pra começar esse negócio com o pé direito, ok?”, disse ainda Leonardo aos fãs.
Leonardo ainda falou sobre futebol e não deixou passar em branco o 7 a 1 da Alemanha sobre o Brasil na Copa-2014. “Não lembrei ontem [dia 8], mas fez dois anos a maior decepção que eu tive na minha vida, vou fazer 53 anos semana que vem”, disse. “Com corpinho de 32, né?”, elogiou o multi-instrumentista Eduardo Costa, 36, que tocou sanfona e “gastou” a guitarra em exibição solo. Eles ainda puseram as meninas do balé para dançar sozinhas, sob “frisson” masculino.
Eduardo Costa exaltou a cidade-anfitriã. “Esse show ‘Cabaré’ em Itapecerica da Serra vai ficar marcado no meu coração, Foi o melhor ‘Cabaré’ que fizemos até hoje. No ano que vem, vamos estar aqui lançando o ‘Cabaré’ novo para vocês”, disse. A dupla vai gravar o novo trabalho em setembro – “só moda apaixonada”. No rodeio, já emocionaram com sucessos como “Seu amor ainda é tudo”, “Ainda ontem chorei de saudade”, “Fio de Cabelo”, até fizeram jovens chorarem.
“Eu gostei do show, é diferente do que a gente está acostumado, a maioria não fala tantas piadas, esses falam, e os dois têm o mesmo nível de palhaçada. É animado por isso, além das músicas antigas. Hoje em dia, as músicas novas são tão melosas, né? Aquelas lembram a minha infância, meu pai ouvia muito. Na hora que ele colocou a mão assim [no lado do rosto], imitando [Milionário e José Rico], foi bem legal”, disse a professora Rosangela Ferreira, 31, de Itapecerica.
A autônoma Lílian de Almeida, 31, de São Paulo, destacou a sintonia da dupla, recente. “Eu achei que os dois ficaram muito entrosados, combinaram muito. Adorei”, disse. “O Eduardo Costa e o Leonardo fizeram uma dupla perfeita. ‘Cabaré 2’ vai bombar”, endossou a amiga Estela Vasconcelos, 33. Já Eduardo Costa teria exagerado sobre o show em Itapecerica ter sido o melhor. “Foi para agradar, animar o público. Mas eles foram muito simpáticos”, elogiou Lílian.