RÔMULO FERREIRA
Reportagem do VERBO ONLINE, em Embu das Artes
O Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo (SJSP), uma das entidades mais respeitadas na defesa da democracia e das liberdades constitucionais no país, manifestou repúdio aos ataques do vereador Ney Santos (PRB), presidente da Câmara de Embu das Artes e pré-candidato a prefeito, à jornalista Sandra Pereira, na quinta-feira (16), um dia depois da reação do parlamentar à editora do site Jornal na Net após reportagem sobre o fechamento da maternidade municipal.
Em nota em seu site, o SJSP relata que Ney como nenhum outro vereador “deu relevância ao assunto” do fechamento da maternidade para reforma e “em suas redes sociais o tema passou em branco”, mas a repercussão da publicação do jornal online sobre a paralisação da unidade fez com que Ney “exigisse a imediata retirada da reportagem do site em que trabalha” Sandra. “Porém, a jornalista decidiu manter a denúncia. Desde então a situação se agravou”, diz o SJSP.
“Na sessão desta quarta-feira (15), a mando de Ney Santos os vereadores aliados a atacaram verbalmente, chegando a questionar o seu registro profissional. Mas a ação dos vereadores foi além. Eles influenciaram amigos da jornalista, que por meio de redes sociais pediam para ela parar com as denúncias”, diz o SJSP ao revelar desdobramento do fato. O SJSP não se refere à fala de Ney de que Sandra é assessora do deputado estadual Geraldo Cruz (PT) – acusação falsa.
O SJSP repudia “com veemência intimidações” e “ameças que partiram do presidente da Câmara, Ney Santos”. “A direção do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo se solidariza com a profissional do Jornal na Net, e demonstra total perplexidade diante do posicionamento de políticos que deveriam não só representar interesses da população, mas também contribuir com a transparência e divulgação das informações de caráter público”, afirma.
“Além de não cumprir com seu papel social tentam calar a imprensa. O SJSP defende a liberdade de expressão e livre exercício da profissão e coloca à disposição do profissional seus serviços jurídicos”, finaliza o sindicato. Em redes sociais e grupos de bate-papo, jornalistas da região estão se manifestando em defesa da liberdade de imprensa ao mesmo tempo em que expressam indignação com os ataques do vereador e pré-candidato a prefeito Ney Santos à jornalista.
LEIA NOTA DO SINDICATO DOS JORNALISTAS PROFISSIONAIS NO ESTADO DE SÃO PAULO