Cafu e associação inauguram primeiro campo com grama sintética em Embu

Especial para o VERBO ONLINE

ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Embu das Artes

A Fundação Cafu e a Associação Internacional de Interesse à Humanidade (AIIH) inauguraram no último sábado (11), em parceria com a Ambev, o campo com grama sintética no Jardim Emílio Carlos, em Embu das Artes, mais conhecido como campo do Jardim Irene, por ser o espaço, na divisa com São Paulo, onde Cafu jogou na infância. Com o capitão da seleção brasileira pentacampeã mundial (2002) presente, moradores pararam para ver a festa que se tornou o evento.

O campo com grama sintética foi inaugurado oito meses depois de a Ambev anunciar, por meio de representante, a implantação do piso no espaço. A colocação começou, porém, há dois meses, em abril, com a preparação do solo com vários caminhões de pedra. A Secretaria de Esportes de Embu participou da reunião em setembro do ano passado e estimou o projeto em mais de R$ 1 milhão. A cervejaria não divulgou o valor do investimento ao alegar ser “sigiloso”.

Amigos de Cafu fazem jogo festivo do campo com grama sintética na inauguração no Jd. Irene/Emílio Carlos

Sorridente, Cafu disse que o campo novo ficou “fantástico” e lembrou como era jogar “onde antes era terra e pedra”. “Eu joguei aqui quando não tinha nada, tínhamos que descer no córrego para pegar a bola. Hoje, o Jardim Irene está ganhando um diamante, espero que vocês lapidem, porque o campo é de vocês. Eu saí daqui, muitos de vocês podem sair também, basta seguir o caminho certo, do esporte”, disse, cercado de dezenas de crianças e também adultos.

Cafu jogou a partida inaugural com amigos como os ex-jogadores Amoroso (ex-São Paulo) e Marcos Assunção (ex-Palmeiras) e marcou dois gols, um do meio do campo, em espetáculo à parte. “É a primeira vez que eu vejo esses grandes jogadores de perto – o Cafu, nem se fala, foi da seleção. É um orgulho grande estar aqui nesta festa”, disse o pedreiro Válter Sabino, 42, do Parque do Engenho (zona sul de SP). Amoroso marcou o primeiro gol do novo gramado.

O jogo festivo por pouco não aconteceu antes do ato de inauguração, já que o prefeito Chico Brito (sem partido) chegou com mais de uma hora de atraso. Em rápido discurso, ao falar dos dois mandatos como prefeito, Chico destacou que “a prefeitura de Embu nos últimos oito anos iluminou seis novos campos de futebol, e este aqui é o primeiro de tantos campos em que vamos colocar grama sintética”. A administração instalou no campo 48 refletores de 400 watts cada.

“Aqui não é um espaço apenas de competição, é para formação das crianças, filhos e netos de vocês [moradores]”, completou Chico, ao ressaltar que “tudo que está acontecendo aqui hoje é para vocês e por vocês”, antes de dar o pontapé inicial, ao lado de Cafu, diretores da AIIH, do deputado estadual Geraldo Cruz (PT) e vereadores. Famílias inteiras acompanharam de pé em um barranco, rente a rua. Chico prometeu construir uma arquibancada no campo.

O aposentado Joaquim Maurício Filho, 60, saiu do Jardim Santo Eduardo para conferir o resultado e aprovou o campo com novo piso. “Espero que seja o primeiro de muitos, que a prefeitura caia na real e veja que o esporte é tudo, sem o esporte a cidade não vai para frente. Imagina o povo sofrido e sem espaço para se divertir. É muito triste”, disse o também presidente de time de várzea do Dom José. “Espero qualquer dia jogar contra eles [equipe da casa] aqui.”

Chico, Geraldo, secretário Paulo Oliveira, Cafu e Marcos Guarani (dir.) dão pontapé inicial; Cafu brinca em jogo

Idealizador da AIIH, Marcos Guarani disse se sentir realizado ao ver o campo com grama sintética. “A Ambev dispõe para qualquer campo 3.900 metros quadrados de gramado sintético. Mas liberou para a gente 4 mil, o campo ficou com 50 [metros de largura] por 80 [de comprimento]. Ele aconteceu graças ao último campeão mundial, o capitão da seleção brasileira, o Cafu, que indicou à Ambev para realizar o projeto, que não seria feito sem a associação”, destacou.

Guarani disse ter a expectativa de que a prefeitura ainda fará a arquibancada. “O compromisso existe ainda, ele [Chico] não acabou o mandato ainda, pelo menos ele sempre cumpriu comigo, estamos esperando. Agora, a vida de um prefeito não é fácil, tem vários compromissos na cidade. Se não der, a gente vai buscar, pode ser mais um projeto a ser realizado neste espaço maravilhoso”, disse. O cantor Tobias, a bateria da Vai-Vai e passistas se apresentaram na festa.

comentários

>