ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra
Após folga no último fim de semana no Campeonato Metropolitano, depois de uma maratona de partidas em torneios e competição universitária, as meninas do futsal de Taboão da Serra enfrentam o São Caetano neste sábado (4), no ginásio Zé do Feijão (Pirajuçara), 19h, pela segunda rodada do returno. O jogo vale a vice-liderança, hoje ocupada pelo time do ABC, que tem, porém, um jogo a mais. Taboão vem de 4 vitórias e soma 15 pontos (5 vitórias, duas derrotas).
No jogo passado, em 21 de maio, também em casa, Taboão massacrou São Bernardo por 5 a 0. Su Reis tabelou com Drika, recebeu na frente e a três metros do gol encheu o pé esquerdo para fazer 1 a 0, aos 4 min16 – a camisa 9, que não marcava desde a temporada passada, passou a mão pelo corpo e fez gesto de tirar a “nhaca”. Aos 10 min03, Aline recebeu após desarme, avançou pelo meio, evitou a marcação e deixou a adversária no chão e bateu para fazer 2 a 0.
Sufocado por Taboão, São Bernardo saiu errado e cedeu lateral. Em cobrança rápida, Bibi recebeu a bola, girou o corpo e chutou com a goleira no meio do caminho para fazer 3 a 0, aos 14 min04. No segundo tempo, aos 4 min11, Drika recebeu passe de escanteio e deu um chute certeiro no canto baixo: 4 a 0. Aos 14 min30, a goleira cortou lançamento, mas para o meio da quadra, de onde Bibi bateu de primeira antes de a arqueira voltar para marcar um golaço: 5 a 0.
A meia Bianca, de São Bernardo, que foi anulada pela marcação de Andreza, disse que o elenco sentiu a força das anfitriãs. “É uma equipe muito jovem [a nossa], e pegar um time qualificado igual a Taboão, que já vem entrosado ou as meninas novas que entram já entram muito rápido no estilo de jogo da Cris, fica muito complicado. Foi um jogo não digo atípico pela campanha que a gente vem fazendo, pela má fase. Foi, entre aspas, até normal”, disse a camisa 10.
Aline, que fez um bonito gol em mistura de habilidade e velocidade, avaliou que o time jogou com muita “intensidade”. “Por isso, conseguiu fazer o placar mais elástico, que a gente nem esperava, todos os jogos contra elas a gente teve dificuldade, ganhou apertado, mas hoje foi um jogo mais solto. E conseguimos fazer um saldo legal [de gols], para sequência no campeonato”, disse. No ano passado, Taboão fez uma semifinal contra São Bernardo e venceu por 3 a 2.
O jogo terminou com confusão em que a técnica de São Bernardo, Maria Cristina, disse que torcedores de Taboão em 2015 atiraram garrafas até com urina no banco visitante e agora foi muito xingada. Inconformada, ela saiu da quadra agarrada pelas atletas – algumas gritaram para o VERBO não fotografar. “Estou ali, e ele [o mesmo torcedor]: filha da p…, vagabunda. Todo mundo está pegando bronca de Taboão, ninguém gosta de vir jogar mais aqui, tem medo”, disse.
Técnica de Taboão, Cris Souza lamentou o episódio e disse “que mais uma vez vai tentar conversar com os torcedores”, mas ponderou que a situação seria evitada “se não houvesse provocação”, ao se referir à atitude da meia Bianca, que na mesma semifinal esbravejou para a torcida da casa ao marcar um gol. “A Carla converteu o pênalti e apontou para a quadra, que aqui manda o Taboão. Ainda bem que a provocação ficou dentro das quatro linhas, mas isso é ruim”, disse.
Confusão à parte, Cris comemorou atuação praticamente perfeita. “Viemos com a proposta de impôr o ritmo de jogo do primeiro segundo ao último e deu certo, as meninas trabalharam bem a bola, exploraram bastante o pivô e o jogo de ala. O contra-ataque também foi uma arma boa, estavam atentas na antecipação, ganhamos muito desarmes, isso também fez a diferença. Hoje pela primeira vez conseguimos trocar de quarteto e sem deixar o ritmo cair”, analisou.
CAMPEONATO PAULISTA (METROPOLITANO) DE FUTSAL FEMININO – RETURNO
Taboão da Serra x São Caetano
Neste sábado (4), 19h, no ginásio José de Souza Sobrinho, o Zé do Feijão, em Taboão da Serra (região do Pirajuçara)
Entrada gratuita