ANA CAROLINA RODRIGUES
Especial para o VERBO ONLINE, em Embu das Artes
O vereador Ney Santos apoia e até tem cargos no governo municipal, mas ataca a administração do PT em Embu das Artes, em entrevista ao site do PRB, sigla a que se filiou há apenas um mês. Ele – que foi eleito como oposição e passou a apoiar a gestão em acordo com Chico Brito para virar presidente da Câmara – lembra que a sigla comanda a cidade desde 2001, que engloba o mandato do atual prefeito, e diz que “Embu está sucateada por uma má gestão do PT”.
Indagado como analisa a situação político-administrativa de Embu, Ney, pré-candidato a prefeito, mira o PT. “Embu está sucateada por uma má gestão do PT, que há quase 16 anos governa a nossa cidade. Hoje o povo resolveu mudar e nós somos a voz da mudança dessa população que anseia por dias melhores”, diz o vereador – que voltou ao cargo eletivo na Câmara há 15 dias ao conseguir nova liminar no processo de compra de votos nas eleições em 2012 de que é alvo.
Ao ser cassado em fevereiro, Ney fez o mais duro ataque ao PT ao dizer que “o PT nunca mais governará Embu, não vai desgraçar a nossa cidade”, mas elogiou Chico, apesar de ter sido o majoritário que o denunciou à Justiça Eleitoral. “O prefeito Chico Brito vem fazendo um ótimo trabalho”, discursou. O presidente do PT-Embu rebate. “Eu, se fosse ele, não criticaria, até porque ele está no governo do PT. Estranho. Mas ele está no papel dele, é candidato da oposição”, diz.
Na avaliação de lideranças ouvidas pelo VERBO, Ney até “esquece” a aliança com Chico em estratégia para se beneficiar eleitoralmente da fragilidade política atual do PT e tentar desgastar o adversário à sucessão municipal Geraldo Cruz. Mas, em 2010, candidato a deputado federal, Ney entregou aos eleitores material em que estampou a própria foto ao lado da de Dilma Rousseff, do então presidente Lula e até de Geraldo. Ao lado dos petistas, dizia “Vote no time do Lula”.
Ney buscaria atacar só o PT, já que Chico deixou a sigla. Chico diz, porém, que a prefeitura não deixou “o modo petista de governar”, além de 12 dos 18 secretários apoiarem Geraldo. Na apresentação da entrevista, o PRB afirma que Ney “é um jovem que está determinado a resgatar Embu das Artes, uma cidade de 260 mil habitantes com beleza natural, localizada a 30 minutos de São Paulo, que se encontra destruída por falta de gestão”, apesar de Ney apoiar o governo.
No meio político no município, Ney é visto como alguém que lança discurso conforme a conveniência político-eleitoral. Em outro episódio, ele disse que a “Dilma do PT” deixou o governo só “no osso” de tanta corrupção. O vereador Edvânio Mendes (PT) disse que mesmo os críticos apreciam o “osso” ao ironizar a presença de Ney em entrega de apartamentos em Embu do programa “Minha Casa, Minha Vida”. Procurados pelo VERBO, Ney e governo Chico não se manifestaram.