ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra
Uma postagem feita na quinta-feira (11) no Facebook mostra o ex-vereador de Taboão da Serra e pré-candidato a prefeito Aprígio (PSD) convidando partidários para manifestação em apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e à presidente Dilma Rousseff (PT) neste domingo (13) em São Paulo, mas a mensagem é falsa. Avisado sobre o “fake”, Aprígio reagiu e emitiu nota em que afirma que o “desespero toma conta” dos adversários à sucessão municipal.
A postagem mostra Aprígio com o ex-vereador petista Wagner Eckstein, Lula e Dilma, material que seria da campanha eleitoral em 2012, em que Aprígio disputou a prefeitura, teve como candidato a vice Wagner e foi apoiado pelos líderes nacionais do PT. “Aprígio convida os companheiros e companheiras para a grande manifestação em defesa de Lula e Dilma”, diz a falsa publicação, com data deste domingo, à tarde, na avenida Paulista, inclusive o mote “#naovaitergolpe”.
O autor da postagem se identifica como Marcos de Aguiar, mas a conta no Facebook não tem nenhuma foto da pessoa. No perfil, diz ser assistente administrativo na Câmara de Taboão da Serra e possui na rede social 16 amigos, todos partidários ou apoiadores do prefeito Fernando Fernandes (PSDB), inclusive o secretário de Esporte, Fabio Fernandes, filho do prefeito. Ele fez outra postagem há dois meses que ataca Aprígio e o vereador da oposição Luiz Lune (PC do B).
Aprígio diz que “alguns falsos perfis têm distribuído, por meio do Facebook e WhatsApp”, a “montagem” e nega autoria. “Em primeiro lugar, eu jamais colocaria ninguém em risco de confronto, já que, no mesmo dia, local e horário, haverá manifestação contra o governo federal”, diz. Ele pede ao “cidadão de bem” que não compartilhe “essa postagem falsa e mentirosa” e “repudie pessoas que são adversárias a mim e a você. Pois quem está a nosso favor não faria isso nunca!”
Curiosamente, a falsa postagem foi feita após um dirigente do PT cobrar solidariedade de Aprígio e correligionários a Lula quando o ex-presidente foi levado para depor no último dia 4, em longo bate-boca em um grupo de rede social. Um “aprigista” postou um meme do “japonês da Política Federal” festejando a “prisão” de Lula. “Boa… […], a justiça tem que ser feita a todos, sem exceção alguma. Mas chegou a vez de Lula ser investigado”, disse um parente de Aprígio.
O petista reagiu. “…não fale besteira! O alvo não é Lula, é toda a esquerda brasileira”, disse. “Mas está na lista também. Por ser o cabeça de tudo isso”, respondeu o parente. “Mais curioso é saber que vocês querem o PT de Taboão com Aprígio. O mínimo a se esperar aqui é solidariedade, Aprígio espalhou por toda a cidade em 2012 fotos com presidente Lula. Naquele momento Lula era útil?”, rebateu. Após Lula ser chamado de ladrão, outro líder petista deixou o grupo.
NOTA DO PRÉ-CANDIDATO A PREFEITO APRÍGIO (PSD) SOBRE FALSA POSTAGEM EM RELAÇÃO A PETISTAS