ANA PAULA TIMÓTEO
Especial para o VERBO ONLINE, em Embu das Artes
O novo presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) em Embu das Artes, Lucas Aguil Caetano, 35, tomou posse na noite da última sexta-feira (4), ao lado dos colegas de chapa vencedora Vágner Ferrarezi Pereira (vice-presidente), Gesson Nilton Gomes da Silva (secretário-geral), Alexandre da Gama (secretário-adjunto) e Carla Patrícia de Oliveira (tesoureira), que formam a nova diretoria da 215ª Subseção. Eles foram eleitos para mandato de três anos, até 2018.
Em cerimônia concorrida, na Casa da Advocacia Dr. Fabiano Villalba Mello (centro), Aguil fez um discurso de posse firme, em defesa das prerrogativas dos advogados a favor dos interesses dos cidadãos de Embu (“jurisdicionados”). Ele deverá valorizar o serviço de assistência judiciária, pelo qual o morador sai com indicação no mesmo dia do advogado que irá atender pelo convênio da OAB com a Defensoria – cerca de 45 pessoas são atendidas por dia, gratuitamente.
Na inauguração do novo Fórum de Embu, em 11 de fevereiro, após discursos efusivos pelas amplas instalações do edifício, diante do presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Aguil usou a palavra para pedir número maior de servidores. “Como todo advogado, não posso deixar de fazer um requerimento. O prédio é lindo, a Justiça de Embu já é digital, mas não se pode esquecer o fator humano. Faço um apelo para que aumente o efetivo do nosso fórum”, disse.
Em pronunciamento de posse, o novo presidente disse também que contribuirá para que a OAB esteja no centro das grandes discussões nacionais com imparcialidade, na defesa do Estado democrático de direito, por exemplo, a luta pela democracia. A OAB nacional cogita entrar com um pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) com as novas apurações da Operação Lava Jato, que investiga corrupção no governo. Aguil não se posicionou sobre a questão.
Em uma eleição acirrada, no dia 18 de novembro, em que derrotou o então presidente e candidato à reeleição Carlos Alberto Cardoso de Camargo (Cacá) por apenas cinco votos de diferença (137 a 132 votos), Aguil foi eleito presidente com a bandeira da “renovação”, nome da chapa pela qual concorreu ao lado do grupo de colegas na disputa. Formado em 2003, Aguil é especializado em defesa do direito do consumidor, mas atua também na área de direito da família.
Aguil teve apoio importante do ex-presidente Felipe Moreira (gestões 2004-2006 e 2007-2008). “Sinto que fará uma boa administração da Subseção. Advogado jovem, com grandes idéias e com uma equipe fechada com ele”, disse Moreira ao VERBO. Participaram da posse, entre dezenas de advogados, o deputado estadual Geraldo Cruz (PT), o vereador Doda Pinheiro (PT) e o secretário de Assuntos Jurídicos, Francisco Iderval, que representou o prefeito Chico Brito (PT).