RÔMULO FERREIRA
Reportagem do VERBO ONLINE, em Embu das Artes
A Justiça Eleitoral notificou a Câmara de Embu das Artes na manhã desta terça-feira (1°) para que execute de imediato o afastamento do vereador Ney Santos (PSC), presidente do Legislativo, apurou o VERBO junto a cartório na cidade. Com a determinação judicial, o parlamentar já não participará da sessão nesta quarta-feira, que será comandada pela vereadora Rosana do Arthur (PMDB). Atual vice, ela passa a presidente da Casa de Leis.
Ney teve o mandato cassado na última terça-feira (23) por compra de votos nas eleições em 2012. Para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP), não restaram dúvidas de que o então candidato se valeu de evento beneficente promovido pela ONG Vida Feliz para angariar votos na cidade, quando foram oferecidos serviços de atendimento médico, odontológico e estético à população. Ney consta em panfletos e faixas, com o nome vinculado à realização da ação social.
O acórdão (redação da sentença) foi publicado nesta segunda (29) e transmitido à 341a. Zona Eleitoral de Embu (centro), que notificou a Câmara. Conforme apurou a reportagem, na sessão amanhã, Rosana irá convocar eleição do novo vice para quarta-feira seguinte (9), depois da retotalização dos votos, que será na segunda (7), às 15h. Jomar Silva Santos (PSB), que tinha assumido na primeira cassação de Ney, em 2013, volta a ocupar a cadeira vaga.