Troca de postes na Rotary deixa divisa de Embu e Taboão quase 8 horas sem luz

Especial para o VERBO ONLINE

ANA PAULA TIMÓTEO
Especial para o VERBO ONLINE, em Embu das Artes

Uma empresa a serviço da AES Eletropaulo realizou a troca de postes e fiação na avenida Rotary, em Embu das Artes, e deixou moradores e comércios do Jardim Castilho e região e também Taboão da Serra na divisa sem energia por quase oito horas neste domingo (28). A grande operação mobilizou mais de cinco caminhões munck de cesto aéreo e agentes de trânsito para orientar o fluxo de veículos diante do semáforo apagado em cruzamento ao lado do Cemitério Jesuítas.

Empresa a serviço da Eletropaulo troca postes na av. Rotary na divisa com Taboão da Serra neste domingo

De acordo com a empresa contratada pela AES Eletropaulo, a manutenção vai eliminar a sobrecarga na rede e deve diminuir as constantes quedas de energia na região. “Vai passar um alimentador novo de medicação de circuito aqui. Aí favorece bastante [ter menos falta de luz], tira a carga do circuito de lá, divide, o que estava ligado em um só passa para dois”, disse o supervisor Adriano José, da B. Tobace Instalações Elétricas. Cerca de 40 eletricitários realizaram o serviço.

A manutenção começou às 9h, quando a energia foi desligada. Imóveis foram avisados, porém, durante a semana, por escrito e pessoalmente. “Falaram que a região cresceu muito, a rede deles não estava suportando. Por um lado, é bom, cada vez que ameaça chover, já acaba a energia. Já ocorreu em dia de sábado e domingo, de maior movimento aqui, aí a gente teve que baixar as portas, como todos os comércios daqui”, disse Mara Rodrigues, 25, atendente de lanchonete.

“Para comércio, principalmente lanchonete, atrapalha um pouco, a gente depende necessariamente de forno, freezer, geladeira. Esse trabalho deveria ser realizado após as 10 da noite, é a minha opinião”, completou Mara, que estava com o estabelecimento vazio após um cliente que queria esfiha quente ir embora. Em março e abril o serviço será retomado no local, em data ainda a ser comunicada. “Aqui vai ser trocado bastante [poste]. Só hoje troquei seis”, disse José.

Moradores e comerciantes foram comunicados que o “desligamento programado” seria das 9h às 15h30. Mas pouco antes das 16h a energia não tinha sido religada. “Já passou o horário, estão nos enrolando”, reclamou a cabeleireira Maria Salete Saldanha, 60, com salão na rua Piloto. “A previsão de voltar a energia era 15h30, mas sempre atrasa”, disse um eletricitário. Apesar do aviso, o supervisor informou ao VERBO que só voltaria às 17h. Foi restabelecida às 16h30.

comentários

>