ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra
O radialista e pregador Fábio Teruel voltou a se apresentar em Taboão da Serra no domingo (7), no estacionamento do Parque das Hortênsias (centro), em encontro de fé que reuniu cerca de 10 mil pessoas, de várias partes da Grande São Paulo. Conhecido pelas mensagens de otimismo e motivação aos ouvintes em programa de rádio, o comunicador levou cada seguidor a se proclamar “ungido, abençoado, filho de Deus todo poderoso, cheio de dons, talentos, de potencial”.
Teruel permeou o show com músicas religiosas e de autoafirmação e histórias de superação, ao dizer que “o melhor da vida de cada um não ficou no passado, ainda está por vir”. No fim, anunciou a entrada da imagem de Nossa Senhora Aparecida, em instante de forte emoção para os seguidores, que mostraram fotos e roupas de familiares, documentos, carteira de trabalho e outros objetos para serem abençoados e agradeceram pela vida da própria pessoa presente.
O vigilante Douglas Fagundes, 33, do Jardim Ângela (zona sul de SP), tinha a Giovanna, de 2 meses, nos braços. “Eu vim trazer a minha filha, ela nasceu e vim agradecer a Nossa Senhora Aparecida e ao Fábio Teruel por essa graça alcançada. A gente [ele e a mulher] ficou muito tempo tentando ter filho, ia fazer tratamento, quando aconteceu de ela ficar grávida. A gente não sabia, com cinco meses descobriu a gravidez, foi inesperada. Aí foi uma bênção”, contou, sorrindo.
Uma hora após o show, Teruel usou as redes sociais para agradecer o público que compareceu ao encontro na cidade. “Fiquei feliz e orgulhoso com sua presença hoje em Taboão da Serra. Pelo fato de você ter saído do seu lugar para louvar a Deus, Ele daqui para frente lutará por você as suas batalhas. Você hoje deu um tempo para Deus e Ele, de volta, lhe dará uma temporada cheia de bênçãos e vitórias”, disse Teruel – que no dia 12 estreará na TV (Rede Vida).
Pelo Facebook, fãs exaltaram a experiência de ter estado presente, muitos pela primeira vez. “Foi um dia de muitas bênçãos em nossas vidas, obrigado por você existir e ser nosso conselheiro. A minha vida é outra depois que te conheci”, disse Edvania Silva. “Para chegar a tempo da entrada de Nossa Senhora passar, peguei até um táxi”, contou José Carlos Mourão. Segundo os bombeiros, cerca de 20 pessoas passaram mal pelo forte calor e foram atendidas.
Teruel voltou a Taboão da Serra após cinco meses da apresentação que gerou polêmica na cidade, antes, durante e depois. Ele reclamou em público da não liberação de local para cantar em Taboão. Após críticas de ouvintes ao governo municipal, foi autorizado a usar espaço pelo prefeito Fernando Fernandes (PSDB). No show, porém, disse que devia a ida a Taboão “ao povo que nos acolheu, foi para cima”, e comentou ter recusado o título de “Cidadão Taboanense”.
Teruel disse recusar por ser apenas um “instrumento de Deus”. O vereador Marco Porta (PRB) atacou Teruel por não querer o título e virou alvo de críticas de fãs dele. No domingo, Teruel disse que muitos políticos legislam em causa própria, mas ali havia pessoas do bem que pensam diferente e deveriam se candidatar, contou o morador Rodrigo Cesar. Ao ver que Teruel tinha tocado em política, o vereador Eduardo Nóbrega (PR) quis saber: “O que ele falou?”
Na saída da reunião com o prefeito para o show em setembro de 2015, Teruel falou em fazer outro evento em Taboão neste mês, na inauguração da arena multi-uso, no Jardim Record, no dia 19 (aniversário da cidade), em articulação do vice-prefeito Laércio Lopes (PTB), mas a obra atrasou – ainda está praticamente no início. Diferente de antes, quando o prefeito até gravou um vídeo para anunciar o encontro, o governo não divulgou a nova presença de Teruel na cidade.