ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Embu das Artes e Taboão da Serra
Moradores de Embu das Artes e Taboão da Serra vão curtir o Carnaval 2016 a valer com festa de rua, apresentação de blocos e shows, em programação com muita música de tirar o pé do chão e o fôlego, eternas marchinhas, performance de axé, desfile da tradição da cultura popular e samba no pé de mulatas e demais fãs dos festejos de momo, para todos os públicos/gostos. Trajados de muita alegria e irreverência, os foliões vão entoar “Ó abre alas que eu quero passar”.
Em Embu das Artes – após a eleição da corte nesta sexta-feira -, o Carnaval na cidade segue a tradição e acontece deste sábado até terça-feira (9), em dois pontos: no centro histórico, com blocos carnavalescos, a partir das 15h; e no parque Francisco Rizzo (centro), com vários shows, com início às 19h. A prefeitura convida a participar e trazer a família para os eventos, com entrada gratuita. Como no ano passado, será proibida a entrada de garrafas e narguilé, por segurança.
Entre os blocos, os destaques são o irreverente DesbundasArtes, do ator e performer Almir Rosa, e o exuberante Kambinda, da artista plástica, coreógrafa e folclorista Raquel Trindade (que comemora 80 anos), que se apresentarão em dois dias e fecharão o Carnaval no centro histórico. O palco no estacionamento do parque Rizzo terá show da banda Novamente em ritmo de samba e axé e apresentações do ritmo baiano e de samba original (zumaluma).
No domingo (7), o célebre bloco do Parque Marabá/Jardim das Oliveiras (região da divisa com Campo Limpo) faz do próprio nome o convite de “V.U.M.O juntos para a folia” no 1º Carnaval de Rua com Trio Elétrico de Taboão da Serra, a partir das 14h, com concentração (“esquenta”) em frente à padaria do Marabá (esquina das ruas Dr. Carlos Siqueiro Neto e Leonor Florinda Baruti). Criolé e suas mulatas, mestre sala e porta bandeira irão animar os foliões taboanenses.
O Carnaval não é de protesto, como em 2015, mas poderia ser. “Amigos colaboraram para trazer as mulatas de São Paulo e os integrantes de escola de samba. Fizemos vaquinha para comprar água. Vai ter uns abadás, mas tudo feito pela comunidade, sem nenhuma ajuda da administração [Fernando Fernandes]. O Carnaval, para eles, não é cultura popular, tudo que fazem ter que ter cunho político, senão não se realiza”, diz Claunir Rodrigues, 50, da organização.
SERVIÇO
PROGRAMAÇÃO DO CARNAVAL 2016 – Eventos gratuitos
Embu das Artes
Centro Histórico (largo 21 de Abril, centro)
6 e 7.fev (sábado e domingo)
15h – Bloco DesbundasArtes
8.fev (segunda-feira)
15h – Bloco do Macaco e Bloco do Barata
7 e 9.fev (domingo e terça-feira)
15h – Bloco da Kambinda de Raquel Trindade
Parque Francisco Rizzo (rua Alberto Giosa, 390, Quinhaú – km 282 da rodovia Regis Bittencourt).
6.fev (sábado)
19h – Show da banda Novamente – ritmos do Carnaval Samba/Axé
20h15 – Apresentação de Axé com Flávio;
21h30 às 23h – Show da banda Novamente
7.fev (domingo)
19h – Show da banda Novamente – ritmos do Carnaval Samba/Axé
20h15 – Apresentação de Axé com Flávio;
21h30 as 23h – Show da banda Novamente
8.fev (segunda-feira)
19h – Show da banda Novamente – ritmos do Carnaval Samba/Axé
20h15 – Apresentação de Axé com Flávio
21h30 às 23h – Show da banda Novamente
9.fev (terça-feira)
19h – Show da banda Novamente – ritmos do Carnaval Samba/Axé
20h – Apresentação do Sarau “Samba Original ” (Zumaluma)
21h – Show da banda Novamente
21h40 – Apresentação do Sarau “Samba Original ” (Zumaluma) (Encerramento)
Taboão da Serra
7.fev (domingo)
14h – 1º Carnaval de Rua com Trio Elétrico de Taboão da Serra – V.U.M.O
– concentração (“esquenta”) em frente à padaria do Marabá (esquina das ruas Dr. Carlos Siqueira Neto e Leonor Florinda Baruti)
Fonte: prefeitura de Embu das Artes e VUMO e organizadores