RÔMULO FERREIRA
Reportagem do VERBO ONLINE, em Taboão da Serra
Cerca de duas mil pessoas se reuniram na tarde deste sábado (30) para receber a Banda Espera Marido, que tem animado, há anos, a tradicional festa de carnaval de Taboão da Serra. A folia, em sua 24ª edição, aconteceu na rua Francisca de Carvalho, esquina com a avenida Doutor José Maciel, em frente ao antigo prédio da Câmara Municipal, no Jardim Maria Rosa.
Homens vestidos de mulher, mulheres com perucas coloridas e crianças fantasiadas de super-heróis, fadas e personagens de desenhos animados brincavam com spray de espuma no meio da folia. “Sempre venho para cá todo ano, é uma festa muito boa, dá até para trazer a criançada para brincar”, disse o administrador de empresa Varnei Moraes, 48, morador do Jardim São Miguel.
“Há 14 anos que venho na festa e a cada ano que passa ficar melhor”, disse entusiasmada a assessora parlamentar Juliana Mendes, 32, moradora do Jardim das Oliveiras. “É a primeira vez que venho e estou gostando muito, o ambiente é muito animado, é familiar”, disse o assistente administrativo Lucas Figueiredo, 28, morador do Jardim Mirna.
A folia teve patrocínio da Prefeitura de Taboão da Serra, que deu apoio financeiro e logístico à festa. “Desde que eu assumi a Cultura, todo apoio financeiro é dado pela prefeitura”, disse o vice-prefeito e secretário de Cultura Laércio Lopes (PTB), que citou que o pagamento da banda, confecção de camisetas, organização do trânsito local e a convocação de GCMs são realizados pela prefeitura.
Segundo o organizador da festa, José dos Santos, o Santão, desde que a folia acontece, há 24 anos, nunca houve nenhuma briga ou incidente que prejudicasse o andamento do evento. “Você pode ver que tá cheio de criança, família e, graças a Deus, essa é a 24ª edição e não tivemos nunca sequer uma briga ou confusão”, disse Santão. Segundo ele, neste ano não houve nenhuma novidade específica, pois as novidades são apresentadas pelos foliões. “A novidade é a chegada dos foliões, cada um cria uma coisa diferente, a gente nunca sabe o que vai acontecer”, contou.
Quem compareceu à folia com dois quilos de alimentos, que não fosse sal ou açúcar, ganhou uma camiseta da festa. Os mantimentos arrecadados seriam doados a uma entidade, a Casa dos Velhinhos, no Jardim Maria Helena.