ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra
O Taboão da Serra empatou com o São José por 2 a 2 no primeiro jogo da final, no sábado (21), em casa, no ginásio Zé do Feijão (região do Pirajuçara), e vai decidir o Campeonato Paulista de Futsal Feminino na sexta-feira (27), na quadra adversária, no poliesportivo Bruno Marques da Silva, em São José dos Campos (Vale do Paraíba), às 19h. O time precisa de uma vitória simples para conquistar o título inédito – novo placar de igualdade leva a finalíssima à prorrogação.
Até a terceira fase, a semifinal e antes destes dois jogos da final, Taboão conquistou em 20 partidas disputadas 12 vitórias, teve quatro empates e quatro derrotas, somando 40 pontos (66% de aproveitamento). Tem o segundo melhor ataque, com 68 gols, e a terceira melhor defesa, com 48 sofridos – saldo de 20. São José teve 16 vitórias, dois empates e duas derrotas (83%). É o melhor ataque, com 99 gols, e a melhor defesa, vazada 25 vezes – impressionante saldo de 74.
As meninas do Taboão e São José fizeram um jogo muito disputado e de grande qualidade técnica. A equipe visitante, com vitória nos dois confrontos diretos na fase de classificação, começou mais agressiva e com mais chances claras de marcar, mas pecou nas finalizações ou parou na goleira Carol, que defendeu bolas no alto e rasteiras. A anfitriã fez bela triangulação e chutou rente à trave para assustar e se impor. Apesar dos dois lados no ataque, o 1º tempo ficou 0 a 0.
Taboão voltou, porém, arrasador e aos 40 segundos da segunda etapa fez 1 a 0. Nathalia “penteou” a bola e rolou para trás, Delise chutou na zaga e na volta de fora da área encheu o pé no canto esquerdo da goleira Sara, para delírio na arquibancada. A torcida vibrou com Carol fechando o gol e com chapéu de Su Reis na rival. Mas, faltando 8min29s para o fim, após o time perder bola na frente, Rafa Pato recebeu e na saída da arqueira taboanense bateu no ângulo: 1 a 1.
São José surpreendeu e virou o jogo. Em ligação direta da goleira, Rafa Pato dominou de costas para o gol na entrada da área, afastou a marcação e bateu no canto direito. A técnica Cris Souza pediu tempo e armou a reação com o risco do goleiro-linha (gol vazio e mais uma atleta na linha), mas deu certo. A 3min37s do fim, Nathalia, na lateral da área, próxima à linha de fundo, girou rápido antes da marcação e chutou quase sem ângulo entre a trave e goleira: 2 a 2.
Rafa Pato, autora dos dois gols do São José e artilheira da competição, com 21, lamentou o gol sofrido no fim e disse que uma das equipes será campeã nos “detalhes”. “A gente queria sair com a vitória para em casa ser um jogo mais tranquilo, mas fico feliz que a gente conseguiu ser aguerrida e estar na frente no placar. Infelizmente, sofremos o empate. Agora é treinar esta semana, cada final é um jogo de detalhes, tomara que a gente consiga acertar lá”, disse.
Capitã do Taboão, Carla Hortelan exaltou a atuação da goleira do time e disse que apesar do empate em casa a equipe não vai entrar em quadra em São José em desvantagem. “A Carol fechou o gol para a gente, mas teve chances iguais para os dois lados, não aproveitamos e, infelizmente, sofremos a virada. Mas, graças a Deus, no goleiro-linha a gente conseguiu empatar. Agora, é decidir lá, quem ganhar leva a taça, está tudo em aberto”, avaliou a camisa 10.
O nome da partida – ao lado de Carol -, Nathalia, que participou no gol de Delise e garantiu o 2 a 2, além de vibrar muito a cada desarme, disse que o time foi bem e vai a São José para fazer história. “A gente estava do início ao fim lutando, senão a maior parte do tempo dominando o jogo. Agora, basta uma vitória, não tem essa que o empate é delas [não ter perdido para decidir em casa]. A gente vai com tudo para trazer esse título inédito para Taboão”, disse.
FINAL DO CAMPEONATO PAULISTA DE FUTSAL FEMININO
1º jogo da final – C.A. Taboão da Serra/Jaguaré E.C. 2 x 2 São José/Instituto Buzzo Sports
Gols – 8. Delise (Taboão da Serra); 99. Rafa Pato (São José); 99. Rafa Pato (São José); 17. Nathalia (Taboão da Serra)
No sábado passado (21), às 19h30, no ginásio José de Souza Sobrinho (Zé do Feijão), em Taboão da Serra
Grande final – São José/Instituto Buzzo Sports x C.A. Taboão da Serra/Jaguaré E.C.
Sexta-feira (27), às 19h, no ginásio Bruno Marques da Silva, em São José dos Campos