ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra
O Clube Atlético Taboão da Serra jogou de igual para igual contra o líder absoluto (do grupo 5) São Carlos, abriu o marcador, mas se desorganizou em campo e sofreu empate (1 a 1) “com sabor de derrota”, na tarde de sábado (10), no estádio José Ferez. Com um ponto somado, o Cats se manteve em terceiro lugar, mas continua a depender só de si para ser o segundo e último time da chave a subir à série A3 em 2016 – o adversário na rodada já conquistou o acesso.
O Cats, com 10 pontos, podia assistir ao Olímpia, com 11 e ainda por jogar, se distanciar com mais de três pontos de diferença. Neste domingo (11), porém, o rival empatou em casa com o Assisense. Chegou a 12 pontos e se manteve em segundo, mas com os mesmos dois pontos de vantagem para o Cats – até o minuto final, tinha quatro de frente e o acesso praticamente garantido. No próximo sábado (17), às 15h, no José Ferez, o Cats faz duelo direto contra o Olímpia.
Diante de um time com troca de passes de qualidade, o Cats adotou a tática de pressionar a saída de bola do São Carlos e teve sucesso ao promover uma “blitz” próxima à área adversária, com subidas pelo lado direito. Em um dos cruzamentos pelo setor, após o centroavante Fernando Gaúcho disputar de cabeça com a zaga, o ponta Leonardo pegou a sobra de frente para o gol, de sem pulo, mas chutou para fora, na chance mais clara para Taboão marcar.
O Cats fazia também lançamentos, invalidados pelo assistente. Em um dos lances, Juninho recebeu a bola e tocou no canto direito do goleiro, mas o bandeirinha levantou o instrumento, sob protesto dos jogadores. Na reta final, Gaúcho recebeu na área, girou diante de zagueiro e caiu. O time reclamou pênalti, não marcado. O São Carlos, que se limitara a chutar a distância, deu o troco. O ponta Willian bateu na entrada da área, para espetacular defesa de Walter, aos 43.
No segundo tempo, o Cats marcou logo aos 6 minutos com o meia Francisco Alex, que não desperdiçou novo rebote da zaga e bateu de primeira: bonito gol. O time se atirava à frente e deixava a defesa exposta, até que em contra-ataque o 9-Daisson avançou livre e tocou na saída do goleiro de Taboão: 1 a 1. Com empate dez minutos depois, o Cats perdeu a tranquilidade mesmo com a expulsão de jogador do São Carlos, que foi mais perigoso e carimbou a trave duas vezes.
O técnico Ney Silva lamentou que a equipe deixou escapar a vitória e disse ter faltado maturidade ao elenco. “[Foi um] Empate sabor de derrota. A gente sabia que ia ter muita dificuldade em enfrentar o São Carlos, mas jogando dentro de casa contava com um resultado positivo. Infelizmente, fomos surpreendidos em um contra-ataque, tínhamos que ter matado a jogada, foi combinado isso, foi treinado, instruímos o jogador. Foi um erro bobo”, comentou o treinador.
“Mas acredito que jogamos melhor quando estava 11 contra 11, tivemos muito mais chance, na primeira etapa podia ter feito um gol já. Nosso time tinha que agredir”, analisou Ney, que tirou Gaúcho, mas as substituições não renderam. “Ele já vinha desgastado na partida. Preferi colocar jogadores mais rápidos, que podiam sofrer um pênalti, uma falta, mas são meninos, estavam vindo buscar a bola no pé do volante, não davam opção para receber pelos lados”, falou.
Francisco Alex disse que o Cats mereceu vencer. “Claro que eles tiveram oportunidades, mas no geral nossa equipe foi melhor, não foi justo o resultado. Nesta fase, a gente vem pecando muito na concentração, em cinco minutos o time se desconcentra, me incluo nisso, e leva gols bobos”, disse o meia, que marcou pela primeira vez pelo Cats. “Faltou chegar em outros jogos um pouco mais à frente, é o meu forte finalizar. Mas estou feliz pelo gol, e triste pelo empate”, falou.
“Vamos torcer para o Assisense conseguir um ponto lá [na casa do Olímpia] ou até mesmo a vitória. Ninguém jogou a toalha não, enquanto houver esperança vamos fazer de tudo para conseguir o acesso”, completou o camisa 10. “Faltam dois jogos, vamos jogar dentro de casa contra o Olímpia e fora contra o [Grêmio] Prudente. E vamos esperar que o Assisense apronte contra o Olímpia [neste domingo]”, falou Ney. A torcida pelo tropeço do adversário direto deu certo.
FICHA TÉCNICA
Cats 1 x 1 São Carlos > Gols: 10. Francisco Alex, aos 6′ 2º T / 9. Daisson, aos 16′ 2º T
Cats – 1. Walter / 2. Rodrigo / 3. Danilo / 4. Vinícius / 5. Caíque / 6. Rogério (18. Felipe) / 7. Leonardo (14. Felipe) / 8. Bruno Rafael / 9. Fernando Gaúcho (17. Ramon) / 10. Francisco Alex / 11. Juninho / Técnico: Ney Silva
São Carlos – 1. Everton / 2. Ivanderson / 3. Guilherme Vicente / 4. Mateus / 5. Gregore / 6. Matheus / 7. Arthur / 8. Mario Augusto (17. Rubens) / 9. Daisson (18. Mariano) / 10. Luis Guilherme (15. João Carlos) / 11. Willian / Técnico: Rafael Guanaes
Cartão amarelo > Cats – 6. Rogério / 5. Caíque; São Carlos – 3. Guilherme Vicente / 5. Gregore / 1. Everton
Cartão vermelho > São Carlos – 11. Willian
OUTROS JOGOS DA RODADA (GRUPO 5)
Olímpia 1 x 1 Assisense / Grêmio Prudente 0 x 0 Jabaquara
CLASSIFICAÇÃO (GRUPO 5)
1º – São Carlos…………………… 20 pontos (6 V / 2 E / 0 D)
2º – Olímpia……………………….. 12 pontos (3 V / 3 E / 2 D)
3º – Cats-Taboão da Serra……10 pontos (2 V / 4 E / 2 D)
4º – Jabaquara……………………… 9 pontos (2 V / 3 E / 3 D)
5º Grêmio Prudente…………….. 8 pontos (2 V / 2 E / 4 D)
6º Assisense…………………………. 4 pontos (0 V / 4 E / 4 D)
CONFIRA OS DOIS JOGOS FINAIS DO CATS
Cats x Olímpia – no próximo sábado (17), às 15h, no estádio municipal José Ferez, em Taboão da Serra
Grêmio Prudente x Cats – no dia 25 de outubro (domingo), às 10h, no estádio Paulo Constantino, em Pres. Prudente
CONFIRA A PENÚLTIMA RODADA (GRUPO 5) NO PRÓXIMO FIM DE SEMANA
Cats x Olímpia – no sábado (17), às 15h, no estádio municipal José Ferez, Taboão da Serra
São Carlos x Jabaquara – no domingo (18), às 10h, no estádio Prof. Luiz Augusto de Oliveira, em São Carlos
Assisense x Grêmio Prudente – no domingo (18), às 10h, no estádio Antônio Viana da Silva, em Assis