RÔMULO FERREIRA
Reportagem do VERBO ONLINE, no Jardim Helena, em Taboão da Serra
Neste sábado (26), o torcedor que entregar duas garrafas pet na entrada do estádio municipal José Feres não pagará ingresso para assistir ao jogo do Clube Atlético Taboão da Serra contra o Jabaquara, às 15h, pelo Campeonato Paulista da 4ª divisão. É o projeto “Futebol Sustentável”, que foi apresentado na quarta-feira (23) por representantes da Federação Paulista de Futebol (FPF) e o presidente Anderson Nóbrega, do Cats, que contribui com a causa ambiental.
De acordo com o secretário da FPF Edivaldo Ferraz, o objetivo do projeto é levar famílias ao estádio, aumentar o público nos campos e contribuir com o meio ambiente. A ação disponibiliza 2 mil ingressos para serem trocados pelas garrafas de refrigerante plásticas. Como a troca será de duas pets por um ingresso, a expectativa é de arrecadar cerca de 4 mil garrafas. “Sabemos que a arrecadação não fica só nesse número, os torcedores trarão muito mais”, disse Ferraz.
Apesar de a iniciativa valer apenas para o jogo deste sábado, o Cats incorpora, diante do baixo público nas partidas em casa, uma ação positiva para atrair torcedor que não pagaria pelo ingresso, mas que depois de trocar garrafas por entrada pode voltar, e cativar amantes do futebol, mas sobretudo da causa ambiental para passar a apoiar o clube, que como nunca precisa do “empurrão” da torcida para ficar entre os dois melhores do grupo (cinco) e subir à série A3.
Anderson disse ter expectativa de mais tricolores da serra no jogo do Cats já neste sábado – o primeiro em casa nesta fase decisiva do Paulista, no reencontro com a torcida após cinco jogos. “Nosso objetivo com essa ação é triplicar o público”, disse o presidente, ao atribuir o diminuto número de torcedores – 890 em nove jogos ou menos de cem em cada, em média – à realização das partidas do Cats simultaneamente às de grandes clubes, “uma concorrência desleal”.
A troca de garrafas pet por ingresso acontece desde quinta-feira (24), em horário comercial, e continua até o início do jogo, no estádio José Feres. Após a distribuição das duas mil entradas, o restante será vendido a R$ 10. O material reciclável arrecadado será destinado à Cooperzagati, cooperativa em Taboão presidida por Vanessa de Paula. Segundo ela, demoraria cerca de quatro meses para juntar 4 mil garrafas. “Para nós é um presente de Natal antecipado”, disse.
Também participaram da divulgação do projeto o conselheiro da FPF Waldir Comenale, o secretário municipal de Planejamento, Olívio Nóbrega, a representante da Secretaria Municipal de Habitação e Meio Ambiente, Marlene Bonfim, e o vereador e ex-presidente do Cats Eduardo Nóbrega (PR), para quem “o futebol sustentável não só proporciona que o torcedor não pague pelo ingresso, como vai retirar um material tão poluente da nossa cidade”.