ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, na região central de Taboão da Serra
O cantor e radialista Fábio Teruel realizou na tarde deste domingo (20) “encontro de fé” em Taboão da Serra e reuniu uma multidão que cantou e se emocionou com mensagens de autoestima e otimismo para superação das dificuldades do dia a dia. Segundo a Guarda Municipal, pelo menos 15 mil pessoas acompanharam o show, em frente ao Parque das Hortênsias (próximo à prefeitura, região central), que teve como ponto alto a oração a Nossa Senhora Aparecida.
Teruel fez reflexões de “provações e vitórias” e transmitiu palavras de “fortalecimento da fé, paz, amor, união, cura, perdão e prosperidade”. Ele orientou a levantar o braço na entrada da padroeira do Brasil e pedir “emprego, a sua casa, uma companheira bacana, um companheiro legal”. Em choro, devotos se aglomeraram para tocar na imagem com objetos como carteira de trabalho e fotografias, e até currículo, talão de recibo, cartão de banco e uniforme escolar.
“A Mãe de Jesus já está no meio de nós! Aquelas lágrimas que você até aqui tem segurado, chora, ela quer que você deixe aqui”, disse Teruel. Nem dois ossos da coluna quebrados, hérnia de disco e insuficiência renal impediram Joana Sena, 67, em cadeira de rodas, de tocar na imagem. “Senti muita emoção, muita fé. É bonito este encontro, ele [Teruel] é um homem de Deus, ele faz milagre”, disse a moradora do Jardim Rosana (zona sul de SP), ao lado de familiares.
Teruel agradeceu pelo carinho, mas falou não ser artista. “Às vezes, as pessoas falam: ‘Fábio, a gente quer fazer um fã clube seu, quer camiseta com foto sua’. Digo: ‘Não, sou humano como vocês. Façam camiseta com a foto de Nossa Se-nhora, de Jesus Cristo’. Vejo também falando: ‘Você leva uma multidão para seus encontros’. Não, Nossa Senhora leva, eu não sou ninguém. E você que veio, é mais do que um convite, é como se você fosse alguém da minha família”, disse.
Ele também foi ovacionado quando disse bancar com recursos próprios o show e não ter aceito título de cidadão taboanense. “A gente não tira dinheiro da prefeitura. É graças a você que compra uma camiseta, um chaveirinho, o nosso disco que a gente consegue manter essa estrutura. Os vereadores quiseram me dar um título. Muito obrigado, mas disse que sou apenas um instrumento, toda honra seja dada ao nosso Deus, nosso Senhor, ele que merece”, disse.
Teruel conseguiu autorização da prefeitura para cantar em espaço público na cidade após reclamar em seu programa de rádio e em rede social. Ele disse que a presença dele em Taboão era uma vitória da população. “Se estamos aqui hoje, devemos ao povo que nos acolheu, que foi para cima, conseguiu esse espaço para a gente. Se não fosse a pressão popular não estaríamos aqui. Agradeço a vocês, fico feliz em saber que podemos contar com esses irmãozinhos”, falou.
Um grupo de oposição à administração municipal, Reaja Taboão, estendeu em frente ao palco a faixa “Fábio Teruel, quem te trouxe foi o povo, não o governo”. O prefeito Fernando Fernandes (PSDB) não esteve presente. O secretário Fabio Fernandes (Esportes), filho de Fernando, disse que “as portas da cidade estarão sempre abertas” para Teruel. Ele recebeu ofício de Teruel, mas alegou que era preciso “autorização das autoridades locais” e não respondeu ao pedido.
O vice-prefeito Laércio Lopes (PTB), que trouxe Teruel para Taboão para conversar com o prefeito e marcar o show, disse que “é um evento maravilhoso”. “A população, não só de Taboão, mas da região está muito feliz com esse show”, disse. “Adorei, ele [Teruel] transmite uma fé muito grande para a gente, é inexplicável. É muito importante para mim, me ajuda muito na minha vida”, disse a promotora de vendas Carla Santos, 31, de Embu das Artes, com seis familiares.