ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, no Jardim Ângela, Embu das Artes
Na entrega do primeiro grande equipamento público na história do bairro, o Jardim Ângela, em Embu das Artes, teve no sábado (29) a inauguração de uma unidade básica de saúde, com prédio estruturado para prestar atendimento de qualidade à população. Entregue um ano e dois meses depois do prazo da obra (julho de 2014), a UBS foi construída para atender moradores também do Jardim Batista, Santa Rita e parte do Santo Eduardo, no total de 20 mil usuários.
O prédio de cerca de 700 m2 e dois pisos – nas cores verde e branco – possui nove consultórios, salas de medicação, vacina, curativo, coleta, eletrocardiograma, de espera, de grupos e administrativa, no total de 16, além de quatro cadeiras odontológicas, farmácia e rampa de acessibilidade. De acordo com a prefeitura, a UBS Jardim Ângela custou. R$ 1.425.133,27, provenientes do governo federal por meio do Fundo Nacional de Saúde do Ministério da Saúde.
Moradores entraram na UBS para conhecer e elogiaram, mas com preocupação de que sempre tenha profissionais para atender. “Ficou muito bonito. Agora, se tiver médico para atender vai ser melhor ainda, o povo reclama muito do posto lá de cima [Santo Eduardo, inaugurado em fevereiro] sobre [falta de] médico, até para marcar simples consulta demora. Se abriram este outro, acredito que melhore, se tiver médico mesmo”, disse a dona de casa Cleuza Pereira, 34.
Questionado pelo VERBO, o prefeito Chico Brito (PT) disse que a UBS estava sendo inaugurada com equipe médica conforme a demanda. “Todos os consultórios que foram construídos aqui estarão com médico para atender. É o que a secretária de Saúde disse, o prédio é importante, mas mais importante é o profissional para atender a população. Estamos inaugurando esta unidade com profissionais suficientes para atender 20 mil habitantes desta região”, afirmou.
Chico disse não saber “de cabeça” o número de médicos e pediu à reportagem que perguntasse à secretária Sandra Fihlie, que pediu para a diretora do nova unidade passar a informação. A UBS Jardim Ângela terá, em dias alternados, três clínicos, três pediatras, dois ginecologistas, um psiquiatra, um psicólogo, um fonoaudiólogo e quatro dentistas “a partir de segunda-feira”, disse Patrícia Helena Egídio. “Eu não fico nenhum período sem médico nenhum”, completou.
O prefeito destacou que a inauguração da UBS Jardim Ângela é uma reorganização da rede. “Distribuo a população entre mais unidades, esta região que tem oito bairros tem duas [agora], cada uma para atender 20 mil habitantes”, disse Chico ao se referir ao novo posto do Santo Eduardo. Ele anunciou que a partir desta segunda circula nova linha de ônibus na região que passará diante das duas UBS, “pensando principalmente” nos idosos e pessoas com deficiência.
Chico disse ainda que a partir de 2017 o Jardim Ângela deverá ter uma escola infantil. “Não dará tempo para fazer no meu governo, mas quero deixar o terreno e projeto aprovado em Brasília [governo federal] ou no governo estadual para que o próximo prefeito possa fazer a creche”, afirmou. Ele reafirmou que a UPA Santo Eduardo “definitivamente será entregue na segunda quinzena de dezembro”, e que a UBS Jardim São Luiz será inaugurada agora em setembro.
SERVIÇO
UBS Jardim Ângela
Rua Flamengo, 66, Jardim Ângela, Embu das Artes (próxima à praça do bairro)
Atendimento: segunda a sexta-feira, das 7h às 17h
> CONFIRA FOTOS DA INAUGURAÇÃO DA UBS JARDIM ÂNGELA > Álbum 1 > 2 > 3