Escola do Legislativo forma primeira turma na Câmara de Taboão da Serra

Especial para o VERBO ONLINE

Da Redação do VERBO ONLINE

A Câmara dos Vereadores de Taboão da Serra formou nesta quinta-feira (20) a primeira turma da Escola do Legislativo, uma iniciativa voltada ao aprendizado, formação e atualização profissional e funcional dos servidores e parlamentares da Casa. A escola – aprovada em plenário por meio de lei complementar (LC 137/2014) durante a gestão do presidente Eduardo Nóbrega (PR) – também irá oferecer, no futuro, cursos para a formação política da população em geral.

Vereadores e servidores da Câmara Municipal durante formatura da 1ª turma da Escola do Legislativo

Nessa primeira fase, 15 servidores foram capacitados no curso “Técnica Legislativa”, ministrado pelos professores Adalberto Graciano, Antônio Carlos Lamberti e Augusto Miranda Lewin, funcionários concursados da própria Câmara – a escola conta ainda com a participação da advogada Karina Nóbrega e de Victor Hugo dos Anjos. Os formandos ressaltaram a importância do aperfeiçoamento profissional para o desempenho das atividades diárias da Casa.

A formatura dos funcionários aconteceu no plenário da Câmara em solenidade que reuniu os vereadores Cido (DEM), presidente da Casa, Joice Silva (PTB), Érica Franquini (PSDB), Luzia Aprígio (PSB) e Eduardo Lopes (PSDB). “O Poder Legislativo de Taboão da Serra é uma das poucas Câmaras do Brasil que possuem uma escola como essa, isso é um motivo de orgulho para todos nós”, disse Cido. A escola foi criada em 2014 e está sendo estruturada neste ano.

Conforme vontade do presidente do parlamento, a ampliação do número de cursos e a abertura da escola para o público em geral acontecerão de forma gradativa. “Eu fico muito feliz, a ideia surgiu com a Mesa-diretora passada, estamos no momento de concretizar, de poder colocar em prática. Temos obrigação de fazer acontecer, de aproximar a população através do conhecimento. A escola só tem fundamento se todos participarem”, disse o chefe do Legislativo.

A escola visa “aproximar a Câmara do cidadão, favorecer o debate político, fortalecer o processo legislativo, além de capacitar servidores, cidadãos e agentes políticos para a ação democrática participativa nas decisões que afetam a vida no município”. “A escola foi fruto de uma experiência que a gente viu ser correta, bem sucedida em outros municípios. A gente está na vanguarda, inovando, nosso município está indo muito adiante”, declarou Lamberti, diretor da escola.

> com informações da assessoria

comentários

>