ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE
O Clube Atlético Taboão da Serra tinha a obrigação de vencer em casa, mas obteve uma vitória fundamental que o fez se aproximar da quarta e última colocação classificatória à próxima fase do Campeonato Paulista da quarta divisão ao derrotar o Suzano por 3 a 1, na noite deste sábado, dia 4. O Cats, em quinto, está a uma posição do G4, mas tem agora os mesmos 16 pontos de Mauaense e Manthiqueira, que estão em quarto e terceiro por terem uma vitória a mais.
O Cats tem a mesma pontuação ainda da Portuguesa Santista, em rigoroso empate – mesmas quatro vitórias, quatro empates e quatro derrotas -, mas deixou a Briosa em sexto por ter saldo de gols maior (4 contra 1). Dos seis jogos que restam da etapa de classificação pelo grupo 3, o Cats só tem pela frente um time mais forte, o líder São Bernardo, em casa, e duas equipes atrás na tabela, e depois enfrentará os três adversários diretos para buscar seguir na competição.
Após pontos importantes perdidos principalmente no estádio municipal José Feres, o time de Taboão ganhou diante da torcida – minúscula sob frio e chuva, mas animada – e também foi favorecido com a derrota do Mauense, em casa, e da Portuguesa Santista, como visitante, que não conseguiram chegar aos 19 pontos e se distanciar. Com o segundo triunfo seguido, o Cats avança para alcançar metade de aproveitamento – passou para 44%, ante 33% duas rodadas atrás.
A partida contra o Suzano começou truncada, com o time visitante disposto a explorar a bola parada, como surgiu a primeira jogada de perigo. Após escanteio cobrado, Alisson cabeceou para o fundo do gol, mas o árbitro marcou falta do zagueiro e anulou o lance. Logo depois, o Cats inaugurou o placar, após o goleiro Thiago, ao ser driblado, derrubar jogador de Taboão. O veterano Viola bateu o pênalti no canto esquerdo e fez 1 a 0 aos 12 minutos do primeiro tempo.
O Cats aproveitou erros do adversário e em um contra-ataque teve mais um pênalti a favor. O lance foi duvidoso, em que a bola bateu na mão de Rafael. Viola bateu, agora no canto direito, e fez o segundo dele e do jogo, aos 19. Ele se tornou o artilheiro da competição, com oito gols, junto com Eduardo, do Grêmio Prudente. Glaucio descontou para o Suzano aos 27. Na etapa final, o goleiro se atrapalhou e soltou a bola com o gol livre para o zagueiro Vinícius fazer 3 a 1.
FICHA TÉCNICA
Cats 3 x 1 Suzano
Estádio municipal José Feres / Taboão da Serra, SP
GOLS – 9. Viola, aos 12min e 19min – Cats; 7. Glaucio, aos 27min – Suzano (1º tempo) / 4. Vinícius, aos 10min – Cats (2º tempo)
> Cats – 1. Walter/2. Bruno Rafael/3. Danilo/4. Vinícius/5. Leonardo/6. Rogério (16. Gabriel)/7. Lucas (15. Rodrigo)/ 8. Vitor Hugo/9. Viola/10. Leandrinho/11. Renan (17. Orlando) – Técnico: Oliveira
> Suzano – 1. Thiago/2. Ismael/3. Alyson/4. Rafael/5. Moacir/6. Matheus/7. Glaucio/8. Luis Felipe/9. Willians/10. Felipe/11. Roberto – Técnico: José Carvalho Filho
> Cartões amarelos – 12. Thiago; 3. Alyson; 18. Nicolas; 4. Rafael (Suzano); 11. Renan; 10. Leandrinho; 7. Lucas; 15. Rodrigo (Cats)
> Cartões vermelhos – não houve
ÚLTIMOS JOGOS DO CATS – 1ª FASE
AA Portuguesa x Cats – 12.jul, domingo, 10h, estádio Ulrico Mursa, Santos
Cats x São Bernardo – 18.jul, sábado, 15h, estádio José Feres, Taboão da Serra
Manthiqueira x Cats – 25.jul, sábado, 15h, estádio Dario Rodrigues Leite, Guaratinguetá
Cats x Mauaense – 1º.ago, sábado, 15h, estádio José Feres, Taboão da Serra
Guarulhos x Cats – 8.ago, sábado, 15h, estádio Antônio Soares de Oliveira, Guarulhos
Cats x Diadema, 16.ago, domingo, 10h, estádio José Feres, Taboão da Serra
TABELA DE CLASSIFICAÇÃO
(P – pontos; J – jogos; AJ – a jogar; V – vitória; E – empate; D – derrota; GP – gol pró; GC – gol contra; SG – saldo de gols; VP – vitória pênalti; DP – derrota pênalti; CA – cartão amarelo; CV – cartão vermelho; TF – total de faltas)