ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE
O Clube Atlético Taboão da Serra perdeu por 2 a 1 para o vice-líder Jabaquara, em casa e de virada, no início do returno do Campeonato Paulista da 4ª divisão, neste sábado, dia 20. Com o resultado, o Cats, com dez pontos, caiu da sexta para a oitava posição entre dez times do grupo 3 e só não ficou mais atrás da zona de classificação pela derrota do último colocado do G4 – o Mauaense, para o líder da série B, o São Bernardo. A diferença permanece em três pontos.
O Cats conquistou apenas 33% dos 30 pontos disputados e tem agora só oito jogos para se reabilitar e manter o sonho do acesso à série A3 do Paulista. Na rodada anterior, mesmo como visitante, o time só empatou com o Diadema, penúltimo colocado na tabela. O presidente Anderson Nóbrega, para transmitir confiança, minimizou a chance de se aproximar do G4 desperdiçada. “Evolução em campo, acredito que começamos a entender o espírito da divisão”, disse.
Apesar de o Cats conseguir um empate no campo do time da cidade de Santos no primeiro turno, Anderson previu novo confronto difícil – “um jogo importantíssimo contra a forte equipe do Jabaquara”. Ele não poderia esperar, porém, que o resultado fosse tão adverso após o time abrir o marcador. Diante de nova derrota – a quarta na competição, com ainda quatro empates e apenas duas vitórias -, o presidente, desta vez, silenciou em rede social logo após a partida.
O veterano centroavante Viola abriu o placar para o Cats já aos cinco minutos de jogo. Mas o time de Taboão cedeu o empate instantes depois, aos 12, com gol do zagueiro Gilmar. O visitante procurou criar oportunidades para chegar ao ataque e tentar o chute a gol, enquanto o Cats jogava mais no contra-golpe. Aos 18 do segundo tempo, o Jabaquara marcou de pênalti com o meia Eric. No restante do jogo, o mandante se atirou à frente para empatar, sem sucesso.
Após já ter sido substituído, o ponta esquerda Renan, do Cats, foi expulso por abandonar área do banco de reservas e xingar assistente que marcou impedimento, aos 30 minutos do segundo tempo, conforme súmula do árbitro Luciano Zacharias, em reflexo do nervosismo do time com a derrota que se desenhava. O Cats não teve em campo o atacante Fabrício Carvalho. No próximo sábado, dia 27, o time de Taboão vai a Suzano enfrentar o Ecus, último colocado, às 15h.
CAUSA ANIMAL
Jogadores do Cats entraram em campo para o jogo contra o Jabaquara com cães adotados por famílias da cidade, em ato do clube em apoio à entidade Adote Taboão da Serra. “Não há registros de outros clubes que tenham conseguido ter a sensibilidade de entender que essa ação social é tão importante quanto tantas outras. A diferença é que os animais são sempre os últimos numa lista de prioridades mesquinhas da maioria dos humanos”, disse Anderson.
FICHA TÉCNICA
Cats 1 x 2 Jabaquara
Estádio municipal José Feres / Taboão da Serra, SP
GOLS – 9. Viola, aos 5min – Cats; 3. Gilmar, aos 12min – Jabaquara (1º tempo) / 10. Eric, aos 18min – Jabaquara (2º tempo)
> Cats – 1. Luís Carlos/2. Bruno Rafael (13. Felipe)/3. Danilo/4. Vinícius/5. Leonardo (18. Ramon)/6. Rogério/7. Lucas/ 8. Rodrigo/9. Viola/10. Leandrinho/11. Renan (16. Orlando)
Técnico – Luiz Müller
> Jabaquara – 1. Thyago/2. Jeferson (13. Murilo)/3. Gilmar/4. Marcio/5. José Carlos (15. Gustavo)/6. José Matheus/7. Victor/8. Deivid/9. Pedro Paulo (18. Alex)/10. Eric/11. Paulo Ricardo
Técnico – Axel Rodrigues
> Cartões amarelos – 10. Leandrinho; 1. Luís Carlos (Cats)/2. Jeferson; 8. Deivid; 1. Thyago (Jabaquara)
> Cartões vermelhos – 11. Renan (Cats)
PRÓXIMOS JOGOS DOS DOIS TIMES
> Ecus x Cats – 27.jun (sábado), 15h – estádio Francisco Marques Figueira, Suzano
> Jabaquara x Suzano – 28.jun (domingo), 10h – estádio Espanha, Santos
TABELA DE CLASSIFICAÇÃO
(P – pontos; J – jogos; AJ – a jogar; V – vitória; E – empate; D – derrota; GP – gol pró; GC – gol contra; SG – saldo de gols; VP – vitória pênalti; DP – derrota pênalti; CA – cartão amarelo; CV – cartão vermelho; TF – total de faltas)