UPA Taboão não faz exame e jovem ‘com dengue’ morre 7 dias depois no HGP

Especial para o VERBO ONLINE

RÔMULO FERREIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra

Um jovem de 27 anos com suspeita de dengue hemorrágica morreu na noite desta segunda-feira, dia 27, no Hospital Geral do Pirajuçara após três dias internado no Pronto Atendimento. Claudemir Alves, morador do Jardim Iracema (região do Pirajuçara), primeiro procurou a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Taboão da Serra na noite do dia 21 com sintomas como febre alta e dores no corpo e, apesar do quadro, não foi submetido a nenhum tipo de exame.

Ele foi à UPA com o irmão Fábio Alves e a namorada. “Ele foi para lá apresentando febre alta, dor de cabeça, perda de paladar, náuseas e moleza no corpo, sinais clássicos de dengue e, mesmo assim, não fizeram nenhum exame”, disse Alves ao VERBO. Ele e outros irmãos acusam a UPA de negligência. “Eles [médicos] simplesmente medicaram uma benzetacil, mais um soro com medicações que não sei o que era. Daí a febre baixou, e ele voltou para casa”, relatou.

UPA Akira Tada, em Taboão, acusada de negligência pela família de Claudemir, que primeiro foi à unidade

Claudemir voltou a sentir os mesmos sintomas na quinta-feira, e na sexta foi levado pelo irmão à UPA novamente. Ele estava com vômitos e diarreia. “Na sexta-feira, os médicos medicaram soro, pois a pressão dele estava muito baixa”, contou Alves. O paciente foi transferido ao Hospital Pirajuçara no sábado, dia 25, pela manhã. Segundo familiares, ele precisava fazer uma endoscopia urgente para identificação do local da hemorragia, já que ele perdia muito sangue.

A endoscopia não foi realizada por não ter no hospital um profissional capacitado para realizar o exame, mesmo com todos os aparelhos disponíveis, de acordo com a família. “O médico chegou a me dizer que meu irmão não passaria de hoje [dia 27] e realmente não passou”, disse Alves, consternado. Não bastasse o atendimento da UPA Akira Tada, no Jardim Helena, já ter causado indignação, a família de Claudemir está revoltada com a “situação de descaso” no HGP.

“O hospital não possuía um profissional capacitado para realizar a endoscopia que ele tanto precisava e também não permitiu que fosse até lá um profissional para a realização do exame”, disse um outro irmão. Claudemir morreu sem um diagnóstico claro sobre o que o levou à morte. O VERBO ligou para o HGP e falou com a dra. Kelly (sobrenome não informado), do Pronto Atendimento. Após dizer que não passaria informação alguma sobre o caso, desligou o telefone.

O HGP é administrado pela organização privada SPDM (Sociedade Paulista para o Desenvolvimento da Medicina). A UPA de Taboão também tem gestão da OS, repassada pela prefeitura. O governo Fernando Fernandes (PSDB) também foi contatado pelo VERBO, mas não se pronunciou. Nas redes sociais, amigos de Claudemir, que era músico e tocava em igreja, expressam tristeza e consternação, mas também revolta pelas circunstâncias da morte.

comentários

  • eu fui atendido nessa upa
    o medico na coleta de sangue nao ultiliza nem se quer luva tenho videos
    dessa negligencia 4 horas pra esperar um atendimento fora super lotação
    tenho video
    meu whats 11977788348

  • Infelizmente alguns dos profissionais responsáveis pelo atendimento na UPA Akira não são capacitados para lidar com as pessoas humildes e que precisam de atendimento, minha filha deu entrada com síncupe cardíaca e foi tachada como uma ” patricinha com chilique ” infelizmente fui saber disso depois que minha filha já tinha saído de lá.. Olha o que temos que ouvir dos profissionais capacitados para exercer sua profissão na área da saúde. Descaso total.

  • Passei pelo mesmo descaso com minha filha de 1 ano na UPA aqui do Taboão e nos demais hospitais públicos da região. Gostaria também de publicar meu caso, já que ainda não foi resolvido

  • Eu estive neste hospital. Pedi exame sorologico para minha filha a medica se negiu. Informei que ela ja tinha dengue e poderia ser hemorrágica. Ela falou assim: se for hemorragica MORRE. A senhora quer me ensinar fazer meu serviço! Ultrajante este hospital

  • Enquanto isso Taboão da Serra por ser uma cidade country, com excelente qualidade de vida e hiper desenvolvida socialmente estará sediando uma festança do tal rodeio, vota neles povo.

  • Nossa q descaso eh esse eu conhecia o Claudemir cheguei ate estudar com ele nossa gente boa pra caramba… Aconteceu o mesmo comigo mas eu nao tive dengue foi na parte da maternidade VC chegar de manha as 7 horas diagnosticar anemia e nenhum exame fazer fui sair do hospital antena depois das 3 da tarde

  • Gente Taboão da serra e uma vergonha não só na saúde, mas em tudo esse prefeito e o pior de todas as décadas, tudo caro o IPTU e uma vergonha tenho vergonha de morar nessa cidade, os postos de saúde você não conseguem uma consulta nem que esteja morrendo estou com resultado de exames que já venceu fiz outra vez e não consigo uma consulta pra mostra os resultados para o medico

  • >