ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Embu das Artes
O prefeito Chico Brito (PT) inaugurou na tarde de sábado, dia 25, uma praça em espaço que era um depósito de lixo, entulho e muita sujeira, com circulação de animais como galinhas e patos, atrás da escola Prof. Amilton Suga Gallego, no Jardim Valo Verde, na periferia de Embu das Artes. Apesar de área reduzida, o local ganhou bancos, parque infantil com balanços e gangorras, jardim, iluminação e grafite que embelezou parede que é o fundo da quadra do colégio.
Cerca de cem moradores compareceram à inauguração e comemoraram a entrega da praça pública, na viela dos Sonhos. “Ficou bonito demais, o jardim, os brinquedos para as crianças. A felicidade é total, a comunidade merece. O patrão está trabalhando direito”, disse a merendeira Tereza Oliveira, 60, ao se referir ao prefeito. “É uma maravilha, só de ver a felicidade na cara das crianças está tudo bom”, disse a faxineira Cristiane Antunes, 34, também do Valo Verde.
O vereador Ney Santos (PSC), presidente da Câmara, que se criou e tem reduto político-eleitoral no bairro, elogiou Chico pela realização. “Eu lembro que no dia que viemos entregar o kit [escolar] no ano retrasado…, no ano passado, na verdade, o pessoal [moradores] pediu para o prefeito tirar o entulho que estava aqui atrás. O prefeito prometeu que no próximo ano na entrega do kit não ia ter galo nem galinha piando aqui, mas não falou que ia fazer a praça”, contou.
“Depois, ele piscou o olho e chamou a mim e o Natinha [o vice Nataniel Carvalho] e disse: ‘Natinha, se vira, vai ter que fazer uma praça para o povo’. Eu o parabenizo por esse olhar pelo Valo Verde. Não esqueço como [se fosse] hoje, você chamou os 15 vereadores para parabenizar pela eleição e ouviu cada um. Mesmo eleito na oposição, falei: ‘Prefeito, fui eleito para trabalhar pela cidade inteira, mas o bairro que sonho que se transforme é o Valo Verde'”, declarou.
Chico agradeceu o apoio dos vereadores e falou estar muito satisfeito pelo espaço revitalizado. “O meu maior orgulho é ver o brilho no olho de vocês [moradores] por ter acabado com esse lixão e ter virado um lugar bonito”, disse. De acordo com o governo, foram retirados cerca de 40 caminhões de lixo do local. O prefeito disse que a obra custou R$ 57 mil, mas parte com recursos de empresas. “A parceria de empresários nos ajuda a melhorar a cidade”, exaltou.
A nova praça ganhou o nome da saudosa moradora Maria Benedita dos Santos, que era índia e viveu no local por quase 40 anos, sem medir esforços para ajudar os vizinhos em época em que o bairro era mais carente, contou, com orgulho, uma familiar na cerimônia. A placa de inauguração do espaço público estava, porém, com o sobrenome da homenageada errado, apesar de a indicação, de autoria do vereador Ney, ter sido aprovada na Câmara nove dias atrás.
SÃO MARCELO
Chico entregou na manhã de domingo, dia 26, mais um espaço de convivência no Valo Verde, na rua São Marcelo. Com gramado, o local tem pista de caminhada, sete aparelhos de ginástica, três brinquedos infantis, mesas de cimento com desenho de tabuleiro, em área iluminada. De acordo com a prefeitura, cerca de 50 caminhões de lixo foram retirados do terreno. Virtual candidato a prefeito no ano que vem, Ney foi mais uma vez o único vereador a discursar no ato.